• Carregando...
Kassio Nunes Marques será sabatinado nesta quarta-feira (21) pelos senadores.
Kassio Nunes Marques será sabatinado nesta quarta-feira (21) pelos senadores.| Foto: Divulgação/TRF-1

Nesta quarta-feira (21), o Senado sabatina o indicado do presidente da República para o Supremo Tribunal Federal, Kassio Nunes Marques. Os senadores vão avaliar se ele tem notável saber jurídico e ilibada conduta, conforme determina a Constituição.

Há dúvidas sobre o currículo dele e, se houver alguma falsificação de formação, o desembargador não teria ilibada conduta. Mas, durante a sabatina, certamente será perguntado sobre o currículo que apresentou e ele vai ter que se explicar.

Kassio Nunes é conhecido pela alta produtividade durante os anos em que foi desembargador da Justiça Federal em Brasília. Parece haver ventos muito favoráveis a ele tanto no Senado, quando no STF.

Na terça-feira (20), o Senado aprovou a indicação do ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Jorge de Oliveira, para o Tribunal de Contas da União por 53 votos a 7. Bolsonaro tem direito de indicar três dos nove ministros que compõem o TCU.

Um dos indicados de Bolsonaro fica a critério dele, mas os outros dois precisam ter carreira na auditoria do Tribunal de Contas. Os outros seis ministros são indicados pelo Legislativo — esfera de poder ao qual o órgão pertence.

A vitória de Bolsonaro em relação à indicação de Jorge Oliveira foi grande. Imagina-se que no caso de Kassio Nunes a situação não seja diferente, já que há uma tremenda boa vontade em relação a ele no Senado.

Real está em alta

Um relatório do Credit Suisse, um banco suíço que é referência financeira mundial, revela que o real é uma das moedas em que os investidores devem apostar entre os países emergentes, junto com a moeda da Coreia do Sul e da Rússia.

É um grande ganho brasileiro. Eu vi nascer o real, aliás fui eu quem deu o furo (anunciou primeiro) da nova moeda. Antes nós não tínhamos moeda, a inflação era altíssima, com o real nós passamos a ter uma moeda estável.

Segundo o relatório, um dos motivos é a melhora na balança comercial brasileira. Portanto, nosso obrigado ao agronegócio. E ao controle do Banco Central. Essa manifestação do Credit Suisse é um grande ganho fundamental.

Chico Rodrigues tem atitude sensata

Pela primeira vez desde que foi flagrado com dinheiro na cueca, o ex-vice-líder do governo no Senado Chico Rodrigues (DEM-RR) tomou uma atitude sensata e pediu para ser afastado do cargo por 120 dias.

Durante esse tempo quem assume é o suplente, que também é filho dele — é terrível reconhecer isso. Essa decisão alivia o STF, que agora não vai precisar julgar se ele deve ou não ser afastado.

Essa saída resolve a provável queda de braço que se desenhava entre os poderes. Porque se o plenário do STF fosse com o relator Luis Roberto Barroso e afastasse o senador, a Corte iria entrar em choque com o Senado, que não admite a interferência de outro poder para afastar parlamentar eleito pelo povo.

Rodrigues, agora, deve estar apostando que o Senado seja mais condescendente e demore a julgar o caso. Assim, conseguindo empurrar até o ano que vem a decisão sobre o mandato dele.

Doria bloqueado

A 14ª Vara de Fazenda Pública de São Paulo determinou o bloqueio de bens do governador de São Paulo, João Doria. Ele é acusado de se beneficiar de gastos públicos com publicidade para se autopromover, quando ainda era prefeito, às vésperas das eleições de 2018.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]