A Airbus vai disponibilizar um pacote de atualizações para que o Airbus A320neo possa operar em pistas curtas, da mesma forma que a concorrente Boeing já oferece na família 737.
O pacote, batizado de SHARP (SHort AiRfield Package), tem como principal mudança a melhoria na sustentação da asa a baixas velocidades. Ideal para operar em pistas curtas, como é o caso do aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro.
O SHARP é opcional para os clientes do A320neo – o primeiro avião da versão remotorizada da família A320 será entregue ainda neste ano -, e a fabricante europeia ainda estuda se vai oferecer o pacote para os atuais A320
Essa opção é interessante tanto para TAM como Azul, que têm encomendas pelo A320neo. Assim, poderão operar com aeronaves maiores (A320 e A321) no Santos Dumont, assim como a Gol já faz com seus Boeing 737-800 exatamente porque tem um pacote da Boeing (o SFP, Short Field Performance) similar ao SHARP.
A Gol hoje opera os 737-800 no Santos Dumont com 183 passageiros. Já a TAM usa os A319, com capacidade para 144 passageiros. A Azul disponibiliza 118 assentos no Embraer E190.
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