Miniatura de avião da Azul à venda na loja virtual (Foto: Divulgação/Azul)| Foto:

Sem muito – ou quase nenhum – alarde, a Azul inaugurou nesta semana uma loja virtual para comercializar produtos com a marca da empresa. São miniaturas de aviões, pôsteres, canecas, camisetas, acessórios para telefones celulares, almofadas, entre outros.

CARREGANDO :)

Só agora, diante dessa novidade, notei que as companhias aéreas brasileiras não tinham esse canal de relacionamento com o cliente – mais que simplesmente um canal de venda. A Azul agora tem, mas Avianca, Gol e TAM continuam sem.

A Azul, claro, não descobriu a roda. Ter uma loja virtual, ou mesmo física, com produtos licenciados com a identidade visual não é fato novo. Muitas companhias aéreas norte-americanas, europeias e asiáticas estão nesse caminho há tempos. Atendem não apenas os clientes, mas os admiradores pela marca e aficionados por aviação.

Publicidade

Em geral são empresas consolidadas, com marcas extremamente fortes e internacionais. É assim com a United Airlines, Air France, Lufthansa, Southwest, KLM, e assim por diante. Companhias que criaram uma relação estreita com os passageiros, que deixaram de ser apenas clientes para também serem entusiastas.

No Brasil, a impressão (minha) é de que a Azul criou em pouco tempo essa empatia com os passageiros. É uma empresa admirada. Inclusive nasceu de um contato direto com os brasileiros, que lá em 2008 puderam sugerir e escolher o nome da aérea (venceu Samba, mas o fundador David Neeleman decidiu por Azul, mas isso é outra história).

Uma admiração que, obviamente, ainda não chega perto em relação ao que o brasileiro tinha pela Panair do Brasil, Varig ou Transbrasil, por exemplo. É questão de tempo. Mas mesmo assim não vejo Avianca, Gol e TAM, pelo menos por enquanto, com um grau de proximidade tão acentuado com seus os passageiros como a Azul.

Mas quem sabe criar um canal como esse não seja uma forma de se aproximar e mesmo medir como está a relação entre empresa e passageiro. Fica a sugestão. Clientes aficionados por aviação, como eu e tantos outros, teriam certamente.

Publicidade