| Foto:

O ano de 2015 caminha para ser o mais seguro da história da aviação comercial no mundo, com base no número de acidentes fatais. Até julho, foram contabilizadas duas ocorrências desse tipo.

CARREGANDO :)

Esses primeiros sete meses de 2015 já são o mais positivo da história. Em nenhum outro ano houve tão poucos registros nesse período. Em 2014, por exemplo, foram cinco acidentes fatais – o ano fechou com sete, o mais positivo de todos.

Ainda restam cinco meses para o fim do ano e, claro, é impossível prever se haverá outros acidentes. As estatísticas e o nível de segurança que atingiu o segmento da aviação comercial, porém, demonstram que é bem possível que 2015 seja sim o mais seguro de todos.

Publicidade

Isso não significa que erros e falhas não acontecerão. Infelizmente continuarão ocorrendo, porque há sempre algum detalhe, algum procedimento, algum processo de trabalho, que é falho ou ignorado. O que órgãos reguladores e fiscalizadores, entidade de investigação de acidentes aéreos, companhias aéreos e escolas de aviação precisam fazer é sempre trabalhar para minimizar o risco de um acidente. Assim chegaremos a um nível muito perto de zero acidente.