| Foto:

A Campus Party está caminhando para suas últimas horas, mas o sábado (30) teve atrações bem variadas. Veja os destaques:

CARREGANDO :)

 

Buracos negros: Astrofísica brasileira e membro da Academia Mundial de Ciências TWAS, Thaisa Bergmann apresentou um dos painéis mais completos deste sábado (30) sobre um assunto bem alternativo: buracos negros e seu papel na evolução do universo. Muito didática e com uma conversa bem próxima do público iniciante, Thaisa explicou que os buracos surgem como resultado do fim de uma estrela na galáxia. “Seria um pesadelo se um ser humano caísse dentro de um buraco negro. É como se alguém tivesse segurando a cabeça do astronauta como pé tendo o peso de 17 milhões, então a pessoa espicha como se fosse um espaguete”, conta Thaisa.

Publicidade

Os buracos negros são considerados os maiores geradores de energia do universo. “Se eles fossem colocados em órbita com o planeta Terra, poderiam sugar todo o lixo do mundo e gerar energia”, disse.

Donkey Kong jogado com bananas (de verdade!): Em uma das bancadas dos campuseiros, logo ao lado do palco principal, um jogo chama muito a atenção: sete bananas sobre uma mesa, em frente a um notebook com Donkey Kong. Criado por estudantes de Guarapuava, no centro do Paraná, o game apenas substituiu o controle clássico do Super Nintendo pelas bananas – sendo um botão cada uma. Você coloca uma pulseira, que capta seus movimentos e você precisa apertar os frutos para poder fazer as movimentações na tela. A experiência foi, no mínimo, divertida.

Youtubers que viraram autores de livros: Ao mesmo tempo em que ocorre o debate de que os livros vão deixar de existir com o avanço da tecnologia, vários Youtubers participaram de um painel que fala do caminho inverso em que sucesso da web se lançam no mercado editorial. Bruna Vieira, do blog Depois dos Quinze, é uma delas e acredita que as pessoas precisam de autenticidade, em qualquer plataforma que seja. “Os livros fazem sucesso porque olhamos que podemos nos adaptar a um livro. É o mesmo que na web: Para fazer sucesso, você precisa se adaptar à rede, estar antenado e sempre procurar acompanhar as novidades. Se for para o Snapchat, eu preciso criar o meu formato de Snapchat. É preciso ter o seu jeito”.

Publicidade

Leo Bacci também concorda com Bruna e diz que o mercado editorial precisa se espertar. “Tem que ter um braço forte deles e investir mais em distribuição. Temos recordes em pré-vendas, mas é preciso que haja uma aposta forte em pessoas vindas da web”, conta.

 

Mais Dado Schneider: Um dos palestrantes de mais fãs da Campus Party, com exceção de Youtubers, é Dado Schneider, que voltou a conduzir uma conversa neste sábado sobre a idade mental. “Se você está ficando mal humorado com uma música do seu tempo, você está ficando velho”, indica Dado. Para se viver melhor, o especialista em comunicação acredita que todos precisam se adequar à realidade, tendo o talento, coragem e persistência para atingir seus objetivos. Não é nem preciso dizer que foi mais uma injeção de ânimo daquelas.

Publicidade