| Foto:
CARREGANDO :)

Cerca de quatro mil pessoas compareceram ao Wikibier, festival de cervejas artesanais que ocorreu em Curitiba no sábado (22). Foi um grande momento para a cultura cervejeira na cidade e no país – a repercussão foi nacional! A avaliação do evento foi super positiva, com muitos elogios, tanto às cervejas e cervejarias quando à organização. Foram 12 horas de festa, sem incidentes. Com isso, de acordo com os idealizadores do evento, a segunda edição do Wikibier está confirmada para 2012. No entanto, ainda não há uma data marcada. Os organizadores contam que também receberam propostas para levar o Wikibier para outras cidade do país, como São Paulo e Porto Alegre, mas esse novo modelo ainda está sendo estudado.

O festival contou com a participação de cervejarias e cervejeiros do Brasil todo e participações especiais do mundo afora, como como Graeme Wallace, da cervejaria da BrewDog, e Joe Tucker, crítico e especialista do site Ratebeer.com. A presença de tantas pessoas e o tamanho do evento, que ocupou 4 mil metros do Expo Unimed, na Universidade Positivo, na capital paranaense, só reforça o que se testemunha há algum tempo: um grande crescimento do interesse do público e do mercado de cervejas especiais, assim como a força das cervejas artesanais, sendo locais, nacionais ou importadas. A própria realização desse novo festival é sinal disso, o que só vem para acrescentar e divulgar essa cultura.

Publicidade

Um dos pontos altos, na minha opinião, foi a variedade de cervejas servidas, desde ótimas Pilseners até Pumpkin Ale, estilo feito com abóbora e pouco comum por aqui. Os chopes importados da Brew Dog e Harviestoun estavam ótimos e as cervejarias, tanto locais quanto nacionais, mostraram a ótima qualidade de seus produtos. Já os produtores caseiros surpreenderam muitas pessoas pela criatividade das formulações, que foram desde cervejas com pimenta até com flores, como jasmim e camomila.

Quem foi teve a oportunidade pode acompanhar e até antever novidades que vão aparecer nos próximos meses no mercado, além de ver, sentir e degustá-las. Também foi possível conhecer mais dessa cultura, falar com os próprios produtores das cervejas e cuitir um dia agradável na companhia de amigos. Afinal, cerveja e festa sempre tiveram tudo a ver.

Grata surpresa

Gostaria de abrir um parênteses. Fiquei muito feliz com a quantidade de pessoas que vieram falar pessoalmente comigo, que me reconheceram, elogiaram e criticaram meu trabalho. Faço porque, como vocês, gosto. Curto cervejas, festa, e falar sobre isso. O blog Bar do Celso é fruto desse desejo, e um espaço sempre aberto para vocês, caros leitores. Muito obrigado por tudo!

Publicidade

Problemas

O Wikibier enfrentou, sim, alguns problemas. Nada, na minha opinião, que comprometesse a bela festa que foi preparada. No entanto, muitas pessoas vieram reclamar de situações e dar suas opiniões diretamente para mim. Com isso, me senti no dever de ajudar a esclarecer esses pontos, questionando a organização do evento sobre eles. Quero agradecer à produção do festival e a assessoria de imprensa que entenderam isso e prestaram todo o apoio, dando as informações, num exemplo de transparência.

Uma das principais reclamações foi a respeito da grande fila formada no início da festa para comprar fichas de consumo. A organização esclareceu que o problema foi com o sistema de cartões, que saiu do ar, deixando muitos clientes sem ter como beber ou comer. Assim que as filas se formaram, a organização afirma que abriu novos caixas, um novo ponto de venda e colocou vendedores à disposição pelo salão. A situação foi normalizada por volta das 16 horas.

Publicidade

Muitos falaram sobre os preços das cervejas, que não se mantiveram em R$ 2, para 100 ml, e R$ 7, para 400 ml. A organização ressalta que esses eram os preços mínimos. O cálculo do valor das cervejas se diferenciam de várias formas, até mesmo pelos custos de produção, o que inviabiliza vender todas no mesmo preço.

Sobre as cervejas que acabaram cedo, principalmente dos cervejeiros caseiros, é algo comum em vários festivais. Esses produtores tem uma capacidade limitada, o que impossibilita de fazer grandes volumes para os festivais. O certo é, realmente, chegar cedo. A organização diz que estuda aumentar o número de pequenos produtores no próximo ano.

Mais do que a banda Copacabana Club, – que cancelou o show na noite de sexta-feira, segundo a organização, e foi substituída por U2 Cover – os cervejeiros sentiram falta do chope Deliruim Thremens, que foi anunciado como uma das atrações. O Wikibier esclarece que houve problemas com a importação do produto, mas que ela foi compensada com os chopes da Harivestoun e BrewDog.

E você, o que achou do Wikibier? Comente abaixo

Publicidade

Acompanhe o Bar do Celso nos sites de redes sociais

– Twitter: http://twitter.com/bardocelso

– Facebook: http://www.facebook.com/bardocelso

– Foursquare: http://foursquare.com/bardocelso

– YouTube: http://www.youtube.com/bardocelso

Publicidade

– Orkut: Comunidade eu frequento o Bar do Celso