| Foto:

Olá, pessoal. Abaixo, segue a carta de intenções dos Blogueiros Brasileiros de Cerveja, criada durante uma reunião no Festival Brasileiro da Cerveja (BBC) na semana passada. O BBC é um grupo organizado que teve origem no ano passado e visa promover a cultura cervejeira pelo país. A iniciativa é boa. Vale a pena prestar atenção.

CARREGANDO :)

A carta traz vários tópicos que dizem respeito a isenção da informação fornecida e outros tópicos que afetam a atividade dos blogueiros – e em grande parte já pratica pela imprensa. Como transito pelos dois mundos, nada mais justo do que participar.

Abaixo, segue a carta completa. Ela diz a que veio esse grupo. Eu participo e assino embaixo. Cada um dos blogueiros tem a liberdade de participar de ações do grupo ou não, conforme for conveniente. Quando possível, estarei presente. Mas, avalio, a intenção mais válida é, com certeza, de promover a cultura cervejeira para todos.

Publicidade

1ª Convenção Nacional de Blogueiros de Cerveja

Carta de Intenções

HISTÓRICO

A atividade cervejeira no Brasil está vivendo uma revolução que começou há cerca de dez anos. As importações de cervejas especiais aumentaram significativamente, cervejarias artesanais vem conquistando uma fatia importante do mercado – ainda que em comparação com as cervejarias de massa seja uma fatia pequena – e os cervejeiros caseiros estão proliferando velozmente e alcançando um nível de excelência na produção comparável ao de países com grande tradição nesta área.

Publicidade

Desde meados da década passada, um grupo de entusiastas acompanha de perto e documenta por meio da internet este processo, publicando cotidianamente ideias, informações e opiniões sobre as mudanças que assistimos neste setor no país. Trata-se de um grupo diversificado em pensamento e ação, que reúne profissionais dos mais diversos ramos do saber, unidos pela paixão por cervejas de qualidade: os blogueiros de cerveja.

Suas palavras alcançam um número crescente de leitores sedentos por saber mais sobre uma das bebidas mais antigas conhecidas pela humanidade. Por isso, influenciam um número também crescente de profissionais de mídia acostumados a lidar apenas com as gigantes cervejeiras globais que, por longos anos, mantiveram domínio absoluto do mercado.

Conscientes de seu papel na difusão da cultura cervejeira no Brasil, após realizarem trabalhos conjuntos para medir a amplitude deste movimento e desenvolverem um fórum online de debates, os blogueiros começaram a se organizar efetivamente em 2011. O presente documento tem a intenção de propor os pontos de convergência dos pensamentos dos integrantes – profissionais e amadores – deste grupo, e propor linha gerais de atuação que reflitam suas preocupações comuns.

PRINCÍPIOS

Os Blogueiros Brasileiros de Cerveja (BBC) entendem que a divulgação da cultura cervejeira e a análise do mercado cervejeiro devem obedecer a princípios fundamentais de ética, liberdade de expressão e responsabilidade.

Publicidade

Sendo assim, os integrantes do BBC passam a assumir perante o público os seguintes compromissos:

– De fornecer informações e opiniões isentas de influências comerciais indevidas, devendo ser expressas claramente quaisquer condições de produção do material que possam afetar essa isenção;

– De incentivar, em suas manifestações online e offline, o consumo responsável de bebidas alcoólicas;

– De identificar, sem exceções e com o devido destaque, a autoria e a fonte dos materiais (textos, vídeos, imagens) usados que não sejam de produção do responsável pelo blog e seus eventuais colaboradores;

– De indicar de forma objetiva, adotando quaisquer abordagens e nomenclaturas que julgarem convenientes, a forma de produção das cervejas apresentadas em resenhas e reportagens, distinguindo nitidamente as bebidas caseiras das comerciais;

Publicidade

– De adotar práticas condizentes com as boas intenções expressas neste documento, buscando o convívio harmonioso e o fortalecimento da união de esforços com os demais integrantes do grupo.

AÇÕES

Para identificar os blogs administrados em concordância com os princípios desta declaração, o grupo adotará um selo que será conferido, posteriormente, aos blogueiros que manifestarem vontade de agir de acordo com tais princípios, e deverá ser mantido por estes enquanto isto ocorrer.

Os blogs reunidos sob esta organização buscarão realizar ações conjuntas em prol da difusão da cultura cervejeira no país, que podem tomar a forma de campanhas, eventos, e quaisquer outros meios considerados compatíveis com os ideais expostos neste documento.

Tais ações poderão ser definidas e desenvolvidas por quaisquer dos integrantes do grupo, devendo ter o apoio dos restantes na medida do que estes considerarem pertinente.

Publicidade

Blumenau, Santa Catarina, 24 de março de 2012

ASSINADO:

(em ordem alfabética, com nome completo, seguido de nome do blog e URL)

Alexandre Bratt
CluBeer (http://www.clubeer.com.br/blog)

Bernardo Couto
Homini lúpulo (http://www.hominilupulo.com.br/)

Publicidade

Bruno Couto
Eu Bebo Sim (http://www.eubebosim.com)

Daniel Conde Perez
A volta ao mundo em 700 cervejas (http://700cervejas.blogspot.com)

Fabian Ponzi
Bebendo Bem (http://www.bebendobem.com.br)

Fabio Andreoli
Ein Prosit Empório (http://blog.einprositemporio.com.br/)

Fabio Hofnik
Cerveja Brasilis (www.cervejabrasilis.com.br)

Publicidade

Felipe Baptista
Clube da Cerveja Eisenkreuz (http://clubedacervejaeisenkreuz.blogspot.com/)

Filipe Gadotti
Clube da Cerveja Eisenkreuz (http://clubedacervejaeisenkreuz.blogspot.com/)

Guilherm Schwinn
Gastrobirra (http://gastrobirra.wordpress.com)

Gustavo Corrêa
De gole em gole (http://www.degoleemgole.blogspot.com)

João Fanchin Queiroz
Bar do Jota (http://bardojota.blogspot.com)

Publicidade

João Gabriel Margutti Amstalden
Panela de Malte (http://panelademalte.blogspot.com/)

Linus de Paoli
Rotenfuss Bier (http://rotenfussbier.wordpress.com/)

Lucas Serafini
Cervejas Especiais (http://cervejasespeciais.blogspot.com/)

Luciano Castro
O Mestre Cervejeiro (www.omestrecervejeiro.com.br)

Luís Celso Sniecikoski Jr.
Bar do Celso (https://www.gazetadopovo.com.br/blog/bardocelso/)

Publicidade

Manuel Alves Filho
Toque de chef (http://www.rac.com.br/blog/31/toque-de-chef)

Marcelo Ricardo Monich
Cerveja? Gosto sim. (http://monicheascervejas.blogspot.com/)

Marcio Beck
A volta ao mundo em 700 cervejas (http://700cervejas.blogspot.com)

Mauricio Beltramelli
BREJAS (http://www.brejas.com.br/blog/)

Nicholas Bittencourt
Goronah (http://goronah.blog.br)

Publicidade

Pedro Bueno
Clube da Cerveja Eisenkreuz (http://clubedacervejaeisenkreuz.blogspot.com/)

Rafael Borges
Have a Nice Beer (www.haveanicebeer.com.br)

Raphael Rodrigues
All Beers (http://www.allbeers.com.br)

Robson Vergilio
(http://vergilio.wordpress.com)

Acompanhe o Bar do Celso nos sites de redes sociais

Publicidade

– Google+: plus.google.com/107330340839164546695

– Twitter: http://twitter.com/bardocelso

– Facebook: http://www.facebook.com/bardocelso

– Foursquare: http://foursquare.com/bardocelso

– YouTube: http://www.youtube.com/bardocelso

Publicidade