Festa da Cerveja, edição 2013 do Beer Experience ficou lotada nas noites do evento| Foto:
CARREGANDO :)

Na sexta-feira (27), sábado (28) e domingo (29) aconteceu a etapa paulista do Beer Experience, um dos maiores festivais de cerveja do país. Estive presente e pude aproveitar as cervejas que estavam por lá, o show do Seu Jorge, rever vários amigos e “tietar” o Sandro Gomes, filho do humorista Mussum e que acaba de lançar a cerveja Biritis, e o Paulão, do Velhas Virgens. Foi show de bola! Acho que uma das coisas mais interessantes a se comentar do que vi por lá é que o Beer Experience é uma festa da cerveja onde a bebida pode até ser encarada como coadjuvante, e não necessariamente um festival de degustação, onde ela é a protagonista.

Publicidade

Pode parecer bobagem de início, mas não é. A diferença é fundamental. A confusão acontece porque muitos vão à festa da cerveja querem um espaço focado principalmente na nossa tão querida bebida. No entanto, nem por isso não é pior nem melhor do que outros festivais. É apenas diferente.

Vejam, o evento é voltado para um público iniciante ou que entende pouco (ou nada) de cervejas especiais. Por meio de atrações como os shows, que além do Seu Jorge teve Matanza na sexta e Demônios da Garoa no domingo, camarote e souvenirs de cerveja, atrai um público novo para esse meio fazendo crescer a cultura cervejeira do país. São pessoas que estão tendo muitas vezes o primeiro contato com uma variedade até então desconhecida da bebida. Esta aí seu principal valor. Assim, beneficia a todos, tanto empresários do setor quanto o público, que ganha mais gente para conversar sobre o assunto, compartilhar esse gosto, esse hobby.

Acredito nessa nobre missão. E é difícil de fazer. Chamar mais gente, apresentar esses produtos necessita de cuidado e, muitas vezes, até um pretexto. O resultado pode não ser grande a curto prazo. Mas é isso que vai fazer da cerveja artesanal mais e mais forte a médio e longo prazo. Por isso, parabéns ao Beer Experience e a todos os organizadores e apoiadores.

O evento agora segue para o Rio de Janeiro, entre 4 e 6 de outubro no Jockey Clube, e para Brasília, de 8 a 10 de novembro no Lago Sul.

Publicidade

Festa da cerveja com… cerveja!

Provei coisas muito legais no Beer Experience. Cacei nos estandes, confesso, dessa vez mais por gosto pessoal e curiosidade do que qualquer coisa. Mas foi prazeroso curtir como público, e não como um especialista. Aí vão as impressões gerais:

Chopp Brooklyn Sorachi Ace: Interessantíssimo provar depois de conhecer a versão em garrafa dessa cerveja da cervejaria de Nova York. Apesar de menos aromático que a original, o chopp está em ótima forma, trazendo características do estilo Saison, como as notas cítricas destacadas no aroma e sabor, além do agradável toque do lúpulo Sorachi, com mais citricidade e um leve e agradável metálico (bem diferente do metálico off-flavor, que fique claro).

Dama Bier Single Hop Motueka: Do recém lançado kit single hop da Dama Bier, de Piracicaba (SP), é um IPA equilibrada com aromas cítricos do lúpulo Motueka, variedade neozelandesa proveniente do cruzamento de variedade local com o a variedade Saaz. Traz aromas florais, frutados e cítricos puxado para o limão.

Invicta 1000 IBU: Polêmicas à parte, a potente criação da Invicta, de Ribeirão Preto (SP), é uma cerveja que cumpre com a sua proposta. Potente, de alto amargor, traz evidentemente muito lúpulo, mas de forma agradável. O sabor chega a ser resinoso pela quantidade colocada, mas não desequilibra a cerveja.

Publicidade

Odell /Bodebrown Rye Pale: Cerveja interessantíssima, bastante frutada com notas que lembram Mamão e Melão, sem deixar o amargor de lado, mas de forma delicadamente colocada no conjunto. Estou ansioso para provar novamente com mais calma. Que bom que ela vai estar no Wikibier.

Acompanhe o Bar do Celso nos sites de redes sociais

– Instagram

– Facebook

– Google+

Publicidade

– Twitter

– Foursquare

– YouTube