| Foto:
CARREGANDO :)

A Baden Baden, microcervejaria de Campos do Jordão (SP), atualmente pertencente ao grupo Brasil Kirin, completa 15 anos de existência em 2014. Na quinta-feira (5), vários jornalistas, blogueiros e influenciadores do meio da cerveja foram convidados para visitar a fábrica e acompanhar os lançamentos especiais dessa comemoração. Estive lá e pude degustar em primeira mão a Baden Baden 15 anos, uma Heller Bock com adição de lúpulos plantados no Brasil, além de acompanhar o anúncio do novo site de harmonização.

Publicidade

A visita incluiu passeio pela fábrica da Baden Baden na tradicional cidade da Serra da Mantiqueira, onde todos puderam conhecer as instalações da microcervejaria – ainda pequena e super otimizada para produzir o volume necessário para o mercado. Uma das partes mais interessantes foi poder conhecer a sala de brassagem, que conta com um equipamento para pequenos experimentos, de 200 litros. Lá são feitos os testes das novas receitas das cervejas artesanais do grupo Kirin.

No almoço, a novidade mais esperada: a cerveja comemorativa Baden Baden 15 Anos. Uma Bock clara, estilo que não é dos mais conhecidos por aqui, com adição de uma pequena parte de lúpulos plantados no Brasil. A plantação foi feita em São Bento do Sapucaí (SP), também na Serra da Mantiqueira, em uma das diversas experiências que estão sendo feitas de cultivar a planta no país – todo o lúpulo usado para cerveja é hoje importado pela teórica impossibilidade de se cultivar aqui essa espécie por questões climáticas. Confira a história no blog Cerveja na Mesa do Roberto Fonseca.

O resultado é uma cerveja límpida, com coloração dourada e nuances de âmbar claro, com espuma consistente de coloração creme e que forma um belo lacing no copo. No aroma, notas de malte, lembrando caramelo e traços de biscoito, um pouco amendoado e floral, puxando para o cítrico, em decorrência do lúpulo. O sabor é adocicado, com amargor para balancear, seguindo as notas aromáticas. A carbonatação é boa e o corpo bem leve para o estilo. O álcool também surpreende: 6,7% que não aparecem quase nada no sabor. Uma cerveja de bom drinkability.

Publicidade

Baden Baden 15 anos: site Experiência Gourmet

O usuário poderá explorar receitas sugeridas pela Baden Baden ou criar a sua própria, com os ingredientes que selecionar, e o site indicará a cerveja ideal para acompanhar o prato. O inverso também é possível: o usuário indica a bebida e o site recomenda a receita que harmoniza com ela.

Como alguém que já mexeu com um pouco de programação e conhece as diversas nuances da harmonização, digo que é um trabalho complexo! O algorítimo para resolver o problema é trabalhoso. Segundo informações dadas no lançamento, em breve também poderá se esperar uma versão mobile ou aplicativo para celular.

Acompanhe o Bar do Celso nos sites de redes sociais

– Instagram

Publicidade

– Facebook

– Google+

– Twitter

– Foursquare

– YouTube

Publicidade