Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
Cerveja do Mussum, Biritis promete boa experiência mas sem frescura
Cerveja do Mussum, Biritis promete boa experiência mas sem frescura| Foto:
Cerveja do Mussum, Biritis promete boa experiência mas sem frescura

Cerveja do Mussum, Biritis promete boa experiência mas sem frescura

Desde a noite de ontem venho recebendo de inúmeros amigos a notícia de que uma cervejaria do Rio de Janeiro vai lançar a cerveja do Mussum, batizada de Biritis. Não foi um nem dois links, acreditem. Fiquei curioso, porque a ideia é boa e o “marketing” bem bolado. A gente, no final, nunca sabe se a cerveja corresponderá à altura.

Fui investigar de leve, e descobri ótimos prenúncios do que está por vir. Na sua página no Facebook, José Raimundo Padilha, um dos sommeliers de cerveja mais renomado do país, conta que a receita da cerveja é assinada pelo cervejeiro paulista André Cancegliero, da Cervejaria Urbana, nanocervejaria instalada na Zona Sul da capital. O pessoal é conceituado, e produz outras caseiras bem legais e bem humoradas, como Gordelícia, Padin Padi Ciço, Teta, Loira do Banheiro e Gay Goose.

A cerveja do Mussum deve ser do estilo Vienna Lager, com 4,8% de teor alcoólico, refrescante e de muita personalidade. “É uma cerveja de altíssima qualidade, com uma bela carga de maltes levemente tostados, que apresenta equilíbrio perfeito entre o adocicado e o amargo, culminando em um elegante final seco”, conta Padilha, descrevendo o estilo. Ele esclarece que ainda não provou.

Cerveja, cervejeiros e cervejarias

De acordo com informações do Bruno Couto, colega publicitário e blogueiro de cerveja do Eu Bebo Sim, a encomenda da receita partiu do pessoal da novata Brassaria Ampolis, que tem entre os sócios um dos quatro filhos do humorista Mussum, Sandro Gomes, além de outros dois empreendedores, Diogo Mello e Leonardo Costa.

O autor da receita, André, conta melhor como foi o processo: “No meio do ano passado o Diogo Mello, um dos sócios da Brassaria Ampolis, veio me procurar para trocar algumas ideias sobre um empreendimento que ele estava fazendo. Até então eu não sabia do que se tratava. Desde então tenho prestado um “consultoria” para eles, desde o desenvolvimento da receita até pedido de MAPA e negociação com a Dortmund que é quem esta produzindo a cerveja”.

Portanto, temos uma boa ideia, bom nome, receita de cervejeiro renomado, empreendimento de um pessoal bem disposto e produção numa cervejaria legal, que é a Dortmund, de Serra Negra (SP). Acho que não tem como dar errado, “cacilds”!

Lançamento da cerveja do Mussum

A Biritis, que homenageia o querido humorista Antonio Carlos Bernardes Gomes, o Mussum, morto em 1994, deve ser lançada no dia 19 de agosto. Será vendida em garrafas de 600 ml apenas em alguns pontos de venda selecionados em São Paulo e Rio de Janeiro. Haverá venda na loja da quadra da Mangueira, outra paixão de Mussum.

Os planos da equipe da Ampolis (que é o apelido dado por Mussum para a cerveja), é de uma expansão cuidadosa até chegar a 50 mil litros da cerveja do Mussum no fim dos primeiros seis meses de operação. Segundo a entrevista com os cervejeiros da Brassaria Ampolis feita pelo G1, o preço deve ser a partir de R$ 15.

Confira mais informações na página da cervejaria no Facebook.

Acompanhe o Bar do Celso nos sites de redes sociais

– Google+

– Twitter

– Facebook

– Foursquare

– YouTube

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]