• Carregando...
O SAL DAS LÁGRIMAS  CINEMA PAUTADO PELO IMAGINÁRIO
| Foto: Maria Antônia Silveira Gonçalves

“O Sal das Lágrimas”, do veterano cineasta Phillippe Garrel  está concorrendo ao Urso de Ouro nesta 70ª edição do Festival de Berlim.

O filme foi mostrado hoje numa prévia para a imprensa numa lotada sessão  seguida de uma coletiva com o consagrado diretor, cuja família tem o DNA do cinema no sangue.  Phillipe é filho do ator Maurice Garrel, irmão do produtor Thierry Garrel  e pai do também talentoso Louis Garrel.

Roteirizado pelo próprio diretor, por Jean-Claude Carrière e por Arlette Langmann – o filme segue Luc (Logann Antuofermo) um estudante que vai a Paris fazer um exame de admissão e lá se apaixona por uma jovem de origem africana, Djemila (Oulaya Amamra).

A  paixão pela moça altera sua rotina e libera sentimentos que vão influir em sua relação familiar.

O roteiro foca em  conturbados relacionamentos de família com pano de fundo nas turbulências do mundo de hoje visto pelo olhar do cineasta  e sua intuição para a alma humana.

Na coletiva Garrel disse que o filme relata a paixão que o jovem tem por seu pai e suas primeiras conquistas femininas. Definição simples assim, mas logo complementada  com uma frase mais próxima do seu estilo.

“É um olhar honesto sobre a vida, sobre os sentimentos, sem compromisso com as demandas do mercado. Cinema pautado pelo imaginário, para libertar, é o que eu busco”, destacou  o cineasta revelando os diretores que o inspiraram a fazer o filme.

“Me inspirei muito em Fassbinder (R. W.)  e também em Godard (Jean-Luc).  Eu quis fazer um filme moderno com roteiro clássico”, disse Garrel acrescentando que as vozes em off  foram usadas instintivamente pois são muito específicas do cinema.

“Não se tem elas no teatro, normalmente são utilizadas  para expressar a visão do autor”, destacou  o cineasta de 71 anos, em plena atividade, que é sempre lembrado por “Amores Constantes”, considerado sua obra prima e que lhe deu o prêmio de melhor diretor em Veneza 2005.

Esse posto está agora ameaçado com o que pode vir a ser seu definitivo trabalho –  “O Sal das Lágrimas”, que é também um forte candidato a sair daqui com o Urso de Ouro debaixo do braço.

Ainda sem data de estreia no Brasil, “O Sal das Lágrimas” tem previsão de entrar no circuito francês em 08 de abril.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]