i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Blog Animal

Ver perfil

Uma ONG exemplar

  • PorAnna Simas
  • [09/01/2014] [17:02]
Uma ONG exemplar
| Foto:

clube2

O Brasil está cheio de ONGs de proteção animal, felizmente. É muita gente pelo país preocupada em proteger os animais dos maus-tratos. Por isso, mesmo gostando do assunto, fica difícil saber de tudo que está rolando nesse universo.

Em geral essas ONGs passam por um aperto danado. É muito bicho abandonado ( gasto alto com veterinário, medicamento e comida), pouca ajuda e pouca gente para adotar. Por isso a coisa mais comum do mundo é elas viverem no vermelho e com condições de atendimento bem precárias.

Mas, para minha surpresa, descobri uma que parece viver uma realidade diferente da grande maioria: a Clube dos Vira-Latas, que fica em Ribeirão Preto, São Paulo. Li sobre ela em uma matéria da Folha de São Paulo (http://dev1.folha.uol.com.br/saopaulo/2014/01/1394561-ong-de-adocao-que-ja-ajudou-mais-de-7500-caes-tem-test-drive-de-animais.shtml). Gostei tanto do que vi que fui pesquisar.

Entrei no site da ONG (www.clubedosviralatas.org.br) e, mais uma vez, fiquei surpresa. Por lá a coisa parece funcionar muito bem. O espaço é grande e limpo (os canis são bem organizados e pintadinhos), há uma clínica boa (tem até uma enfermaria com 12 leitos), muitos voluntários e, o melhor, um sistema de adoção bastante eficiente. Tanto que em treze anos foram mais de 7 mil animais adotados.

Eu ainda não consegui entrevistar a responsável pelo Clube (assim que conseguir farei um novo post contando qual o segredo). Mas pelo que deduzi, o trabalho dele dá muito certo porque há bons patrocinadores. Claro, infelizmente a fórmula para manter uma ONG que dá tanta despesa só podia ser o dinheiro. Como conseguiram boas parcerias (uma delas é o Guaraná Antártica), ficou mais fácil fazer tudo funcionar bem, sem viver naquele aperto bem comum entre as ONGs do ramo, que vivem implorando por doação de ração.

Sinceramente, de tudo que já vi por aí, a Clube do Vira-Latas parece um paraíso. Que sirva de exemplo – e inspiração – para todas as redes de proteção.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.