• Carregando...
Células-tronco para regenerar o fígado de Tina
| Foto:
Antonio More
Tina recebendo a aplicação de células-tronco

Tina foi a primeira paciente canina a ganhar um tratamento inédito no Brasil: ontem ela recebeu a aplicação de células-tronco que devem ajudá-la na regeneração do fígado. A experiência aconteceu em Curitiba, no Hospital Veterinário Ecovile.

Em seres humanos este tipo de aplicação de células-tronco ainda está em fase de experimentação. No país, cães já têm recebido o tratamento com estas células para curar principalmente problemas na articulação, mas esta foi a primeira tentativa de recuperação do fígado. As células-tronco aplicadas vieram do laboratório Celltrovet de São Paulo: elas podem ser retiradas da polpa dentária e também da gordura de cachorros.

Como foi o primeiro teste, o tratamento foi gratuito (em 15 dias será possível saber se deu certo). As próximas aplicações, porém, vão custar, cada uma, R$ 800. A aplicação das células-tronco acontece na rede sanguínea porque as próprias células são capazes de migrar e regenerar o órgão afetado – é a única forma de tratamento, visto que não há experiências de transplantes de fígado em cães. No caso de Tina, a doença hepática foi desenvolvida porque ela tem deposição de cobre no fígado – este problema é minimizado com outros tipos de tratamento. Tina tem 5 anos e é da raça West Terrier que tem catalogado o desenvolvimento desta doença.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]