| Foto:
CARREGANDO :)

Nesta semana viajamos pelo sul de Tocantins e norte de Goiás, passando pela cidade histórica de Natividade, por incríveis cachoeiras de águas verde-esmeralda e azul-piscina, por um conjunto de cavernas ainda pouco exploradas em Aurora do Tocantins e pelo fascinante parque estadual de Terra Ronca, já em Goiás, região das maiores e mais belas cavernas do Brasil.

A pequena e pacata Natividade tem mais de 250 anos de idade e foi a primeira cidade do que é hoje o estado de Tocantins. Sua origem está ligada à exploração de ouro nas serras em seu entorno e, ainda hoje, seu centro histórico preserva um casario antigo centenário. O ouro não durou muito, mas as cachoeiras continuam ali, fazendo a alegria dos visitantes. Nós estivemos na cachoeira Paraíso, onde um córrego de águas esverdeadas percorre um leito de pedras e um pequeno canyon que muito nos lembrou paisagens mineiras, mas com uma temperatura de água bem mais agradável.

Publicidade

Nossa última parada em Tocantins foi na cidade de Aurora. Lá, a maior atração da é conhecida como “o menor rio do mundo”. Nascendo como uma forte corrente debaixo de uma serra, apenas 150 metros depois ele deságua em um rio maior. Mas, a beleza desses poucos metros foram o suficiente para torná-lo famoso. O próprio nome dá uma boa pista do porquê: Azuis! É esta a cor deste pequeno rio, o que torna irresistível um mergulho refrescante. Muito concorrido nos domingos, durante a semana é uma tranquilidade e muito melhor de ser visitado.

Ainda em Aurora, fomos visitar duas de suas mais de duzentas cavernas, tudo em apenas um município. São cavernas secas, sem água, mas com muitas formações de espeleotemas. Ainda muito pouco conhecidas, mesmo dos estudiosos, a sensação que temos é a de estarmos sendo os primeiros exploradores do lugar. Uma nova fronteira do turismo que está apenas nascendo!

De lá, seguimos para Terra Ronca, no noroeste de Goiás, um parque estadual criado no final da década de 80 para proteger o mais importante sistema de cavernas do Brasil. Cinco entre as dez mais extensas cavernas do país estão neste parque, localizado no município de São Domingos. Mas, muito mais do que grandes, essas cavernas são belíssimas, com uma rica coleção de espeleotemas, dos mais robustos até os mais frágeis.

Publicidade

Por dois dias exploramos algumas dessas cavernas, sempre guiados pelo mais famoso guia da região, o mitológico Ramiro. Ele nos levou através dos rios que cortam essas cavernas gigantescas, através de galerias com milhares de estalagtites e estalagmites, piscinas de travertino, cortinas e elatites, flores de calcita e aragonita, entre tantas outras formações. Estamos diante de um mundo completamente diferente, tão próximo e, ao mesmo tempo, tão distante de nós. Um mundo ainda desconhecido da grande maioria das pessoas, mas que, quando visitado, propicia uma experiência inesquecível e avassaladora. Ainda mais se for em uma das maravilhosas cavernas de Terra Ronca.

Na próxima semana, vamos explorar a Chapada dos Veadeiros, um dos mais belos parques nacionais brasileiros. De lá seguiremos para outras duas grandes atrações do estado de Goiás, a histórica Goiás Velho, primeira capital do estado, e a charmosa Pirenópolis, uma das cidades preferidas dos habitantes de Goiânia e Brasília.