Eurotrip desembarca em Roma

Depois de alguns contratempos no desembarque na Europa, Suzany Brito Dias e Agenor Gomes dos Santos Filho, o Ge, conseguiram mandar o primeiro relato da sua viagem de moto no litoral europeu, conforme reportagem publicada no Caderno de Turismo do dia 7 de julho. Acompanhe a aventura do casal aqui no blog da editoria.

Por Suzany de Brito Dias

Suzany Brito Dias e Agenor Gomes dos Santos Filho
Detalhe da Praça de São Pedro, uma das primeiras visitas do casal em Roma.

Após um voo longo e tranquilo, chegamos em Roma, o primeiro destino da viagem. Até dia 23, vamos percorrer parte do litoral da Itália, França e Espanha, a bordo de uma moto esportiva.
O caminho até o hotel já foi o primeiro passeio turístico. Passamos pelo Centro Histórico e confesso que meus olhos se encheram de lágrimas.
A comunicação com os italianos, um dos nossos temores antes da viagem, foi tranquila. Falávamos em inglês ou espanhol com os recepcionistas e, é claro, na hora de agradecer não podíamos deixar de dizer “grazie”, utilizando um pouquinho de cada idioma.

Suzany Brito Dias e Agenor Gomes dos Santos Filho
O Arco Constantino é o arco triunfal de Roma e fica perto do Coliseu.

Antes de fazer o check-in, fizemos um rapido city tour em Roma, a bordo de um ônibus de turismo local. Esse serviço custa em média 20 euros por pessoa e pode ser utilizado durante todo o dia, com reembarques em determinados pontos turísticos.
Almoçamos em um restaurante na frente do Coliseu e sem a intenção de gastar muito, pedimos um cheese burger com batatas e saladas servido no prato, acompanhando o velho e bom refrigerante (afinal o suco de laranja local não é nada parecido com o nosso). No total, pagamos 26 euros.

Agenor Gomes dos Santos Filho
Suzany, diante do Coliseu, nas redondezas do hotel onde ficou hospedada.

Como o hotel em que estávamos hospedados ficava a cinco quadras do Coliseu, voltamos andando e apreciando esse monumento admirável. À tarde, pegamos novamente o ônibus turístico e fomos conhecer alguns monumentos e locais históricos. A visita ao Vaticano ficou para o retorno à Roma, no dia 23. A fila para entrar na Basílica de São Pedro dava volta na praça e o sol estava muito forte.

Suzany Brito Dias e Agenor Gomes dos Santos Filho
Monumentos históricos no caminho para o hotel já emocionaram o casal.

Roma é simplesmente encantadora. Suas ruas calmas porém repletas de turistas de todos os cantos do mundo nos fazem sentir dentro de um grande caldeirão cultural. A cidade é movimentada pelo turismo histórico, havendo poucos centros de comércio, onde encontramos algumas lojas de marca também presentes no Brasil, e é claro com preços bem sugestivos! Achei uma loja maravilhosa e irresistível de maquiagens, com muitas marcas diferentes, de qualidade e variedades para todo tipo de consumidoras. Como o nosso tour ainda vai longe (apesar de termos a sensação de viajar há uns 10 dias), deixaremos as compras de produtos pessoais e souvenir no retorno a Roma.
Após um longo dia de caminhada, sobe e desce de ônibus, sol escaldante e muitas fotos, voltamos ao hotel saboreando o sorvete mais perfeito do mundo. Sim, estamos impressionados com a qualidade do que degustamos por meros 2,50 euros.

Suzany Brito Dias e Agenor Gomes dos Santos Filho
Suzany e Gê na visita à Praça São Pedro e a Basílica.

A noite fomos apreciar uma típica pizzaria italiana, onde fomos muito bem recebidos. Achamos a pizza local bem diferente da que comemos no Brasil, com uma massa bem fininha e sabores únicos. No momento do pedido, cometemos a gafe de perguntar se tinha como ser feita uma pizza com mais de um sabor (como de costume no Brasil), e fomos surpreendidos pela expressão de espanto do garçon.
O tratamento em geral foi muito bom. É claro que encontramos alguns italianos um pouco “mal humorados”, mas temos que considerar que isso se encontra em qualquer lugar.

Suzany Brito Dias e Agenor Gomes dos Santos Filho
Dias quentes em Roma. Suzany e Gê conheceram a Praça São Pedro.

Os dias longos do verão europeu também afetam nosso ritmo biológico. O anoitecer acontece por volta das 21 horas. E as altas temperaturas castigam os desacostumados. Fomos dormir às 2 da manhã para levantar três horas depois e pegar o trem para Bologna. Em seguida, iremos a Milão. Em breve teremos novas fotos, relatos e novidades para compartilhar.