• Carregando...
São Paulo terá virada cultural no próximo fim de semana
| Foto:
Fotos: Divulgação
No Vale do Anhagabaú, artistas circenses, em grupo ou solo, voarão alto, presos num guindaste gigante.

Se você estiver na capital paulista no próximo fim de semana, anote aí. Música, cinema, dança, circo e exposições dividirão os 150 polos culturais espalhados por São Paulo, entre sábado e domingo, durante a sexta edição da Virada Cultural de São Paulo. A expectativa da Secretaria da Cultura da cidade é que quatro milhões de pessoas participem da programação, que vira a madrugada. Por conta disso, muitas lojas e restaurantes acabam funcionando até bem mais tarde. A maior parte dos eventos culturais tem entrada gratuita (somente alguns eventos, do Sesc, por exemplo, são cobrados).
O show de abertura, no sábado, às 18 horas, ficará por conta dos cubanos Barbarito Torres e Ignácio Mazacotte, do Buena Vista Social Club, no palco da Praça Julio Prestes. Toquinho, Zélia Duncan, Elza Soares, Titãs, Living Colour e ABBA – The Show (sim, é o mesmo espetáculo que se apresenta em Curitiba, no dia 23 de maio, e que custa entre R$ 120 e R$ 400) também fazem parte da programação.
Na rede Sesc, Orquestra Imperial, Arnaldo Antunes e Móveis Coloniais de Acaju prometem agitar a edição deste ano. Para quem prefere música clássica, o palco da Praça da Luz terá apresentações da Orquestra Sinfônica de São Paulo (OESP) e da São Paulo Companhia de Dança, com o espetáculo Tchaicovsky Pas de Deux. Também ocorrerão espetáculos de dança na Estação da Luz. Já o Largo do Arouche terá apresentações de Wanderléia, Rita Cadillac, Vanusa e Sidney Magal.


Na Estação da Luz, e na praça em frente, espetáculos de dança e música clássica.

Museus e espaços culturais da capital paulista também estarão abertos em horários estendidos. A Pinacoteca, por exemplo, poderá ser visitada até as 23 horas de sábado e haverá também visitas noturnas ao Parque da Luz, com monitores do próprio museu. Além disso, vários cinemas da capital paulista – como os cines Windsor, Arouche, Belas Artes e a Cinemateca Brasileira – terão sessões, inclusive, na madrugada de sábado para domingo.
Para quem aprecia o universo circense, a dica é ir ao Vale do Anhagabaú (esquina com a Avenida São João), no centro da capital paulista, onde artistas circenses, em grupo ou solo, voarão alto, presos num guindaste gigante.
Inspiração
A Virada Cultural de São Paulo tem inspiração na Nuit Blanche (Noite Branca) de Paris, que este ano chega a sua nona edição e ocorre no dia 2 de outubro. Como na capital paulista, o evento movimenta toda a cidade luz, já que parisienses e turistas têm a noite toda para conhecer de graça os acervos de galerias e museus. Outras cidades do mundo já aderiram ao projeto, como Bucareste, Madri, Miami, Montreal, Bolonha e Bruxelas.

Serviço
Virada Cultural. Dias 15 e 16 de maio, em vários locais de São Paulo. Confira a programação completa no site.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]