| Foto:
CARREGANDO :)

Se você estiver na capital paulista no próximo fim de semana, anote aí. Música, cinema, dança, circo e exposições dividirão os 150 polos culturais espalhados por São Paulo, entre sábado e domingo, durante a sexta edição da Virada Cultural de São Paulo. A expectativa da Secretaria da Cultura da cidade é que quatro milhões de pessoas participem da programação, que vira a madrugada. Por conta disso, muitas lojas e restaurantes acabam funcionando até bem mais tarde. A maior parte dos eventos culturais tem entrada gratuita (somente alguns eventos, do Sesc, por exemplo, são cobrados).
O show de abertura, no sábado, às 18 horas, ficará por conta dos cubanos Barbarito Torres e Ignácio Mazacotte, do Buena Vista Social Club, no palco da Praça Julio Prestes. Toquinho, Zélia Duncan, Elza Soares, Titãs, Living Colour e ABBA – The Show (sim, é o mesmo espetáculo que se apresenta em Curitiba, no dia 23 de maio, e que custa entre R$ 120 e R$ 400) também fazem parte da programação.
Na rede Sesc, Orquestra Imperial, Arnaldo Antunes e Móveis Coloniais de Acaju prometem agitar a edição deste ano. Para quem prefere música clássica, o palco da Praça da Luz terá apresentações da Orquestra Sinfônica de São Paulo (OESP) e da São Paulo Companhia de Dança, com o espetáculo Tchaicovsky Pas de Deux. Também ocorrerão espetáculos de dança na Estação da Luz. Já o Largo do Arouche terá apresentações de Wanderléia, Rita Cadillac, Vanusa e Sidney Magal.

Publicidade

Museus e espaços culturais da capital paulista também estarão abertos em horários estendidos. A Pinacoteca, por exemplo, poderá ser visitada até as 23 horas de sábado e haverá também visitas noturnas ao Parque da Luz, com monitores do próprio museu. Além disso, vários cinemas da capital paulista – como os cines Windsor, Arouche, Belas Artes e a Cinemateca Brasileira – terão sessões, inclusive, na madrugada de sábado para domingo.
Para quem aprecia o universo circense, a dica é ir ao Vale do Anhagabaú (esquina com a Avenida São João), no centro da capital paulista, onde artistas circenses, em grupo ou solo, voarão alto, presos num guindaste gigante.
Inspiração
A Virada Cultural de São Paulo tem inspiração na Nuit Blanche (Noite Branca) de Paris, que este ano chega a sua nona edição e ocorre no dia 2 de outubro. Como na capital paulista, o evento movimenta toda a cidade luz, já que parisienses e turistas têm a noite toda para conhecer de graça os acervos de galerias e museus. Outras cidades do mundo já aderiram ao projeto, como Bucareste, Madri, Miami, Montreal, Bolonha e Bruxelas.

Serviço
Virada Cultural. Dias 15 e 16 de maio, em vários locais de São Paulo. Confira a programação completa no site.