• Carregando...
Museus brasileiros são mapeados em guia
| Foto:
Daniel Derevecki/Gazeta do Povo
Atualmente, o Museu Paranaense, fundado em 1876 , recebe cerca de 20 mil por ano. Muitos dos visitantes são estudantes do ensino fundamental e médio

A 9ª Semana Nacional de Museus, que acontece até 22 de maio, está a pleno vapor em todo o Brasil. Participam quase mil museus e instituições culturais de 502 cidades com a realização de mais de três mil eventos como exposições, seminários, visitas mediadas, apresentações culturais e exibição de filmes.

O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), ligado ao Ministério da Cultura, que promove o evento, lança amanhã, Dia Internacional dos Museus, uma publicação para lá de necessária: o Guia dos Museus Brasileiros, no Museu Histórico Nacional do Rio de Janeiro.

De acordo com a assessoria de imprensa do Ministério da Cultura, o guia será o mais atual e completo já publicado no país nesta área, trazendo informações sobre cerca de três mil museus. A publicação traz dados do ano de criação, horário de funcionamento, endereço, tipo de acervo, acessibilidade, infraestrutura para o recebimento de turistas estrangeiros e natureza administrativa de todos os museus já mapeados pelo Ibram em território nacional.

Paraná
Por aqui, entre os destaques, está a palestra Museu, Arte e Memória, nesta quinta-feira, às 14h30, com Tadeu Chiarelli, curador, crítico de arte, professor da ECA-USP e atual diretor do Museu de Arte Contemporânea de São Paulo, e Luís Fernando Lopes Pereira, doutor em História Social pela USP, professor do Curso de Direito da UFPR e diretor do Arquivo Público do Paraná. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo e-mail maa@seec.pr.gov.br

Com a finalidade de recuperar os registros históricos da arte paranaense, o Museu Paranaense e o Museu Alfredo Andersen abrem, nesta semana, duas exposições integrantes da 9ª Semana Nacional de Museus.

O Museu Paranaense, o terceiro mais antigo do país, inaugurou uma mostra que celebra sua história. Composta por objetos, documentos, fotos e quadros, Memórias e Narrativas em Construção apresenta os fundadores e alguns de momentos mais significativos da instituição, como a participação em Feiras Nacionais e Internacionais do final do século XIX, as primeiras aquisições do acervo, a sistematização dos setores científicos e a produção de artigos e outras publicações, além de fotos de Curitiba durante os anos da trajetória do Museu.

Já o Museu Alfredo Andersen inaugura amanhã a série Discípulos, com mostras de trabalhos dos principais alunos de Andersen. A primeira exposição da série reúne 17 obras (aquarelas, óleos e desenhos) de Gustavo Kopp, pintor curitibano que completaria 120 anos em 2011.

A programação completa está no site em www.museus.gov.br

Serviço
Memórias e Narrativas em Construção. Museu Paranaense (R. Kellers, 289). Terça a sexta-feira, das 9 às 17 horas, e sábado e domingo, das 11 às 15 horas. Agendamento de visitas mediadas: (41) 3304-3324. Entrada franca. Até 4 de julho.

Série Discípulos de Andersen – Gustavo Kopp – 120 anos. Museu Alfredo Andersen (R. Mateus Leme, 336). Terça a sexta-feira, das 9 às 18 horas, e sábado e domingo, das 10 às 16 horas. Agendamento de visitas mediadas: (41) 3323-5184. Entrada franca. Até 10 de agosto.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]