• Carregando...

Olá amigos

Nesta terça-feira, Dia Mundial do Meio Ambiente, recebi esta mensagem da Tania Mara Kamienski sobre a importância de um despertar de consciência sobre os cuidados que podemos ter diáriamente para a preservação do nosso meio ambiente. Vale a pena dar uma olhada e depois refletir sobre a importância de adotarmos uma postura diária com pequenas atitudes que podem ajudar a melhorar o nosso Planeta. É nos pequenos detalhes que mudamos tudo!

Até breve

Leia a íntegra do texto:

****

“Quando comecei a trabalhar com meio ambiente, percebi o quanto algumas pessoas tinham ou ainda têm conceitos errados sobre o que é e do que trata esta função. Vi que algumas achavam que trabalhar com este tema era “coisa de ambientalista chato”, os rotulados “ecochatos”. Percebi também que o entendimento para alguns sobre o trabalho com o meio ambiente se resume a pessoas que abraçam árvores, que se jogam no mar para defender baleias. Enfim, se resumiria a manifestações. É, faz parte, mas não é somente isso.

Infelizmente neste Dia Mundial do Meio Ambiente podemos dizer que muitos ainda continuam sem ter a real percepção sobre o meio que está a sua volta. Muitos ainda desconhecem as pequenas atitudes que podem ajudar e muito na preservação da nossa “casa”.

Por exemplo, você sabia que aquilo que muitas vezes achamos extremamente prático, como copos plásticos e sacolas plásticas, são produtos altamente poluentes? Não utilizá-los ou saber usar com sabedoria seria essencial para ajudar na preservação do meio ambiente. Por que não levar sacola de casa para colocar as compras no supermercado ou na farmácia? Parece coisa de ecochato? Mas seria uma forma de ajudar a eliminar tanto lixo de difícil decomposição.

Outra atitude pequena mas importante é não amassar os papéis que vão para o lixo, pois se amassados eles valem menos para reciclagem. Enfim, todas estas coisas são atitudes do bem, de um bem que se estende além de nós.

Ahh, ao separar o lixo também estamos tendo uma atitude do bem, porque centenas de famílias sobrevivem do lixo reciclável. Limpar os recipientes para facilitar a reciclagem também é uma atitude do bem, afinal os carrinheiros já têm uma tarefa difícil ou será que imaginamos que puxar carroça todos os dias é fácil?!

Quem pudesse conhecer um pouco mais sobre como o lixo e como a reciclagem podem gerar renda e transformar as vidas das pessoas carentes, dando, apesar da atividade difícil, um pouco de dignidade, pensaria duas vezes antes de ter preguiça de separar o lixo. Você pode conhecer um pouco deste trabalho visitando uma associação de carrinheiros. Um exemplo é o pessoal da Aliança Empreendedora (www.aliancaempreendedora.org.br). Eles desenvolvem projetos voluntários com carrinheiros.

Ter atitude para o bem do meio ambiente também requer educar os filhos, buscar informação sobre como se pode ajudar o Planeta. Ser amigo do Planeta é uma atitude do bem. A internet é uma ótima ferramenta, pesquise e conhecerá um mundo fascinante, saberá que quase tudo é reciclável e que você pode sim ajudar.

Podem chamar você de louco, mas depois que começar a mudar para o bem do Planeta, você terá uma satisfação maravilhosa. Por isso neste Dia Mundial do Meio Ambiente quero deixar aqui neste espaço duas frases do bem:

“Só existem dois dias do ano em que não podemos fazer nada. O ontem e o amanhã.”
– Mahatma Ghandi.

“Mas, por onde eu devia começar? O mundo é tão vasto, começarei com meu país, que é o que conheço melhor. Meu país, porém, é tão grande. Seria melhor começar com minha cidade. Mas minha cidade também é grande. Seria melhor eu começar com minha rua. Não: minha casa. Não: minha família. Não importa, começarei comigo mesmo.”
– Confúcio.”

Tania Mara Kamienski é jornalista e trabalha atualmente na área de marketing ambiental

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]