• Carregando...
Artistas protestam contra a fusão da Secretaria da Cultura com o Turismo
| Foto:
Paulino_Viapiana

Paulino Viapiana, secretário de Cultura. E Turismo?

Artistas paranaenses promovem nesta terça um protesto contra o governador Beto Richa. Querem deixar claro que não curtiram a decisão de juntar a Secretaria de Cultura com a do Turismo. A junção faz parte de um minipacote de reforma de Richa: ele extinguiu quatro secretarias.

Em seu manifesto, os artistas reclamam que ao invés de juntar secretarias fuim, o governo poderia eliminar secretarias meio. Citam, por exemplo, a bizarra e inexistente Secretaria Especial de Cerimonial e Relações Internacionais, criada para dar um cargo de primeiro escalão a Ezequias Moreira.

Segundo os artistas, a cultura demorou para ter respeito e a união das secretarias mostra que o governo não leva o tema a sério como deveria. Têm razão em dizer que o governo errou o alvo na reforma. Cultura e Turismo têm pouco a ver. Se ainda juntassem Cultura e Educação, vá lá…

No entanto, a ideia de que tudo tem de ter uma secretaria, um ministério, um prédio com uma plaquinha na porta é meio errada. Foi isso que levou Brasília a ter 39 ministério e Richa a inchar a estrutura estadual com 31 secretarias.

O importante nem seria ter uma secretaria só para a Cultura. Mas que a instituição que cuidasse disso, fosse lá chamada de secretaria, coordenadoria, autarquia ou o que mais, tivesse gente bem disposta e dinheiro para atuar, além de linhas claras de trabalho. Se fosse assim, poderiam até juntar Cultura e Cerimonial.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]