• Carregando...
Moradores de rua em Curitiba. Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo.
Moradores de rua em Curitiba. Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo.| Foto:
Moradores de rua em Curitiba. Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo.

Moradores de rua em Curitiba. Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo.

Em três meses, entre novembro do ano passado e fevereiro deste ano, o telefone 156 recebeu 3,9 mil ligações sobre moradores de rua em Curitiba. A conta foi feita pacientemente pelo pessoal do Livre.Jor, especializado em jornalismo de dados e política.

Os números se referem a vários tipos de ligações. Em 1,4 mil casos eram telefonemas para avisar de adultos desabrigados. Em 1.057 casos eram pessoas dormindo ao ar livre. Em 576 casos, as ligações tinham a ver com gente na rua consumindo álcool ou drogas.

Não é possível dizer que se tratava sempre de pessoas diferentes, muito menos que há todas essas pessoas na rua. Segundo a conta da prefeitura, há cerca de mil moradores de rua em Curitiba. Isso significa que seriam três telefonemas para cada morador de rua.

Como, segundo a FAS, seriam apenas cerca de 200 pessoas que efetivamente dormem ao ar livre, isso significaria mais de cinco telefonemas de pessoas dormindo ao léu para cada pessoa.

Além do belo trabalho com os números, o pessoal do Livre.Jor também montou um mapa mostrando onde as chamadas são mais comuns. Vale ver.

Siga o blog no Twitter.

Curta a página do Caixa Zero no Facebook.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]