| Foto:
CARREGANDO :)

O governador Beto Richa (PSDB) está todo prosa. Depois do primeiro semestre horroroso que viveu (e fez o estado viver) com o ajuste fiscal, incluindo a produção de uma batalha campal no Centro Cívico, agora diz que o Paraná “venceu a crise”.

A conta do governador é a seguinte: a economia do país piorou; ele fez o que era preciso fazer, enfrentando as dificuldades e chamando a responsabilidade para si e não temendo as críticas; como fruto disso, o Paraná vai muito bem agora. Veja o post dele no Facebook, nesta segunda:

Publicidade

“Graças ao ajuste fiscal e ao corte de despesas que promovemos no início do ano, o Paraná será um dos primeiros estados do País a vencer a crise. As medidas permitiram ao Paraná alcançar, hoje, uma situação mais equilibrada.

“Com muito trabalho e determinação, vivemos hoje um grande ciclo de industrialização e de fortalecimento do agronegócio. Evidência disso é que o Paraná é o Estado que mais gerou empregos no País nos cinco primeiros meses de 2015.

“Apesar da crise nacional, o Paraná segue em frente, com mais investimentos em todas as áreas.

Claro, cada um conta a história como quer. Mas a versão do governador é, no mínimo, parcial. Evidente que a economia do país se deteriorou. E não deixa de ser verdade que o ajuste fiscal (embora feito de uma maneira equivocada e violenta) tem a ver com a situação financeira do estado.

Mas é preciso lembrar o que o próprio patrono do ajuste fiscal, o secretário da Fazenda, Mauro Ricardo Costa, tem dito: que os problemas eram internos. Gastava-se muito, faziam-se orçamentos fictícios e o governo não tinha controle sobre suas finanças

Publicidade

Ou seja: se o governo corrigiu algo com o drástico pacote de medidas dos últimos tempos, em larga medida esteve corrigindo os seus próprios erros.

Siga o blog no Twitter.

Curta a página do Caixa Zero no Facebook.