• Carregando...

Fui ver o filme de Lula. E, claro, não consigo concordar com o que a Veja e as vejetes andaram dizendo por aí. Deram a entender que o filme era uma canonização de Lula feita com motivação política. É um pensamento meio tolo.

O filme faz, sim, um elogio ao personagem. Romantiza uma história que, de resto, é mesmo bonita (vai ser difícil algupém me convencer de que o caso de um retirante que chega a prsidente passando pela metalurgia não é um conto excepcional).

Mas, claramente, o que está em jogo não é a política. É dinheiro. O filme nitidamente está ali para fazer grana para seus donos, Luiz Carlos Barreto a frente. O próprio produtor falou isso.

Se romantiza os fatos, melhorando Lula aqui, escondendo problemas ali, foi simplesmente porque o filme quer ser popular, quer ganhar milhões vindos da classe C – que, supostamente, na cabeça de produtores simplistas, não gosta de histórias complexas.

Supuseram que o povão quer heróis 100% bonzinhos e vilões 100% malvados. É como funciona o cinema popular brasileiro, do tipo Dois filhos de Francisco.

Lógico que o empresariado puxa-saco foi atrás de Barretão e botou dinheiro lá, talvez para agradar o petismo governamental. Mas má-fé? Não vi. Apenas muita vontade de ganhar dinheiro com uma fábula popular.

Mas talvez o ingênuo seja eu.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]