• Carregando...
Gleisi Hoffmann. Foto: Pedro França/Agência Senado.
Gleisi Hoffmann. Foto: Pedro França/Agência Senado.| Foto:

Presidente nacional do PT, a senadora Gleisi Hoffmann afirma que o partido está no segundo turno, e que só espera a definição de um adversário. A aposta do partido é que assim que ficar claro para o eleitor que Lula não é candidato e que seu apoio vai para Fernando Haddad (PT), a candidatura do ex-prefeito de São Paulo decola.

A declaração de Gleisi vem como uma espécie de resposta a Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Segundo o ex-presidente, em condições normais, PSDB e PT disputariam a eleição em segundo turno. No entanto, para ele, no atual momento, os dois partidos disputam para ver quem vai ao segundo turno contra Jair Bolsonaro (PSL).

“Não é isso que os números mostram. Quem tem 6% de intenção de voto não disputa contra quem tem quase 40%”, diz a senadora, citando os porcentuais de Geraldo Alckmin (PSDB) e Lula (PT) no último Datafolha. Lula, no levantamento encerrado em 21 de agosto, aparecia com 39% (ver metodologia abaixo).

DESEJOS PARA O BRASIL: Democracia aprofundada

Segundo a senadora, Lula tem um potencial enorme de transferência de votos e agora, com a mudança oficial de candidato, o eleitor finalmente ficará sabendo que Haddad é o ungido pelo ex-presidente. “Não temos dúvida de que o Haddad está no segundo turno”, diz Gleisi.

No entanto, Gleisi afirma que as informações sobre a troca definitiva de candidatura são apressadas. “Ainda não tem nada certo de que será dia 11, como afirmaram. Não tem ato marcado, nada. Vamos insistir em todos os recursos”, diz ela.

Metodologia: Pesquisa realizada pelo Datafolha de 20/ago a 21/ago/2018 com 8.433 eleitores em 313 municípios (Brasil). Contratada por: Folha de São Paulo e Rede Globo. Registro no TSE: BR-04023/2018. Margem de erro: 2 pontos percentuais. Confiança: 95%.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]