• Carregando...
Ex-diretor de tevê estatal faz entrevista com Richa. Veja quais foram as perguntas
| Foto:

O governador Beto Richa (PSDB) concedeu entrevista à RIC no mesmo quadro a que já tinha comparecido no fim do ano passado, o “Oito em Ponto”. Apresentado pelo jornalista Denian Couto, o programa é um espaço para tratar de política, entre outros temas, no meio do noticiário da manhã.

Denian, que fez a entrevista de pouco mais de dez minutos, é antigo conhecido do governador. Foi diretor de jornalismo da tevê estatal É-Paraná entre fevereiro e julho de 2015, justamente no período conturbado em que o governo enviou o “ajuste fiscal” à Assembleia Legislativa.

No dia 28 de abril, um dia antes da repressão violenta da PM aos manifestantes em frente à Assembleia, uma outra entrevista de Richa a Denian ficou famosa graças a um “vazamento” de uma versão não editada para a internet. Nela, ao fim da conversa, Denian dizia ao governador, em tom de amizade, que tudo tinha ido bem. “Cara, foi excelente”, diz o apresentador. Richa responde: “Foi?”

Na entrevista desta sexta-feira na RIC, a primeira do ano, Denian fez as seguintes perguntas ao governador:

– O sr. teve ontem a primeira reunião do ano com seu secretariado. O que o sr. falou aos seus secretários?

– Isso significa que teremos investimentos desde já, obras?

– O sr. acha que a população consegue compreender bem o resultado do ajuste fiscal? Nós tivemos uma pesquisa do Paraná Pesquisas divulgada nos últimos dias mostra que o sr. está com uma popularidade muito baixa, em torno de 25% de aprovação do governo. Por que a população não compreende por exemplo essas medidas do governo?

– O sr. acha que o servidor público, principalmente o professor, que fizeram uma campanha muito forte contra o senhor, que ajudou a derrubar sua popularidade, os sindicatos reconhecerão por exemplo o fato do pagamento em dia e do reajuste de 10%, governador?

– A revista Veja divulgou um ranking de competitividade, bastante complexo, com mais de 90 quesitos, e esse ranking alçou o Paraná à condição de segundo estado brasileiro, à frente inclusive de estados economicamente mais fortes do que o nosso, como Rio de Janeiro e Minas Gerais, por exemplo. Coloca o Paraná como segundo lugar a se investir no Brasil e dá uma distinção ao Paraná em segurança pública, em educação, em infraestrutura e em solidez fiscal. Quando se vê um levantamento como esse, se percebe o Paraná além do que o próprio PIB e a participação do Paraná no número nacional, que é o quarto lugar. Como é que o senhor recebeu esse levantamento e o senhor entende que esse levantamento é correto?

Primeiro lugar no Brasil (Interrompendo Richa quando ele disse que a nota dada pela Veja ao governo em educação foi 100).

– Um levantamento como esse tem que resultado prático? Para quem está nos vendo agora. Por que sair uma reportagem com o levantamento da Economist, por exemplo, claro, é positivo para o estado, é positivo para a imagem do próprio governo, o que isso representa na vida de quem está em casa?

– Seria um recado ao investidor de que o Paraná é um terreno propício a investimentos? (Complementando a resposta de Richa à pergunta anterior)

– Para a gente fechar, governador, a questão dos investimentos do orçamento, do nosso dinheiro para obras em seguida. O sr. disse que já vai abrir o orçamento nas secretarias na semana que vem. O que a população pode esperar de imediato, quanto dinheiro e em que áreas?

– Um dos pontos do ajuste fiscal, quando o sr. falava aqui eu lembrei, foi o reajuste do IPVA, que a população reclamou bastante de pagar um imposto mais alto, mas esse dinheiro não fica somente no estado, é repartido também aos municípios, o sr. acha que a própria medida de reajuste do IPVA teve um resultado positivo nas cidades, principalmente nas cidades menores, governador?

Ao finalizar, depois de agradecer a presença de Richa, Denian informou que Richa “será chamado a voltar” ao programa mais vezes.

Assista à entrevista na íntegra aqui.

Siga o blog no Twitter.

Curta a página do Caixa Zero no Facebook.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]