• Carregando...
Máfia do ICMS: arrecadação de Londrina era baixa e chamava a atenção já em 2013
| Foto:
jozelia

Jozélia Nogueira: arrecadação de Londrina chamava a atenção.

O escândalo com os auditores da Receita Estadual em Londrina provavelmente pegou muita gente de surpresa. Mas alguns indícios de irregularidades vinham chamando atenção faz tempo. Pelo menos desde 2013, para ser preciso.

Na época em que Jozélia Nogueira foi titular da Secretaria da Fazenda, ficaram famosas as reclamações dela sobre a baixa arrecadação da regional londrinense. Alguma coisa parecia errada: delegacias de municípios menores, como Umuarama, arrecadavam proporcionalmente mais do que Londrina.

Hoje, o que se suspeita é que a receita era menor porque alguns auditores não faziam exatamente muito esforço para cobrar o que se devia. Pelo contrário: segundo a investigação do Gaeco, eles pediam favores para não cobrar as dívidas do ICMS.

Na época de sua gestão, de menos de um ano, Jozélia ficava espantada com a baixa contribuição de Londrina. A reclamação mais famosa veio no fim do ano, quando o estado estava precisando de caixa para pagar o décimo terceiro e todas as delegacias contribuíam. Menos Londrina.

Ah, reclamava-se também na época da arrecadação de uma outra regional. Curitiba.

Siga o blog no Twitter.

Curta a página do Caixa Zero no Facebook.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]