• Carregando...
Números mostram grande chance de segundo turno
| Foto:

richa_gleisi_requiao_2712doze

Os números da primeira pesquisa Datafolha para as eleições do Paraná mostram muita coisa. Mostram, por exemplo, uma eleição que deve ir para o segundo turno. Ao contrário do que ocorreu em 2010, dificilmente a disputa deste ano se resolverá já na primeira rodada. Isso porque a pesquisa revela não apenas dois candidatos isolados na frente, como ocorria em 2010, mas também aponta gente com votos suficientes para impedir que os líderes cheguem facilmente a 50% em 5 de outubro.

Em 2010, o cenário era de Beto Richa e Osmar Dias em disputa um contra o outro. O terceiro lugar cabia a Paulo Salamuni, do PV, um vereador que sabia não ter chance de uma participação maior, relegado ao modesto papel de coadjuvante. Em 2014, Gleisi saiu bem atrás de Requião e Richa. Mas o perfil dela é outro: senadora mais votada em 2010 e ministra da Casa Civil nos últimos três anos, ela tem potencial para crescer.

Mesmo que não cresça, porém, tem votos suficientes, segundo o Datafolha, para levar a disputa adiante. Neste momento, Gleisi é a garantidora do segundo turno. E poderia ter peso decisivo no caso de um (aparentemente provável) confronto entre Requião e Richa na segunda fase da eleição.

Obviamente, trata-se apenas de uma pesquisa. E de uma primeira pesquisa. Tudo pode mudar. Mas alguns fatos parecem relativamente claros. E um deles é esse: nenhum dos candidatos parece ter uma dianteira muito larga para garantir que leva tudo de cara. Teremos dois meses e meio de pauleira eleitoral pela frente. Não vai ser coisa para amadores.

Metodologia

A pesquisa, encomendada pela RPC TV e pelo jornal “Folha de S. Paulo”, foi realizada entre os dias 12 e 14 de agosto. Foram entrevistados 1.226 eleitores em 46 municípios do estado. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. Isso significa que, se forem realizados 100 levantamentos, em 95 deles os resultados estariam dentro da margem de erro de três pontos prevista.

A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) sob o número 00014/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00358/2014.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]