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As empresas de ônibus de Curitiba que tinham adiado parte do pagamento do vale dos motoristas e cobradores quitaram suas dívidas nesta quinta-feira, de acordo com o sindicato patronal. Isso significa que, pelo menos por enquanto, o risco de uma greve no sistema está descartado.

No entanto, continua sendo seguido o roteiro que, nos últimos anos, tem sempre levado a paralisações dos ônibus da cidade. E esse roteiro costuma levar, posteriormente, a um aumento da tarifa do transporte coletivo, hoje em R$ 3,30.

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O histórico tem sido esse: as empresas reclamam da situação financeira e dizem que com o que recebem da Urbs não têm como quitar seus compromissos. Mas as empresas estão impedidas por contrato de simplesmente paralisarem o serviço: isso seria o que se chama de locaute, ou greve patronal. Daria margem para que a Urbs inclusive cancelasse as concessões.

O próximo passo no roteiro é as empresas começarem a atrasar o pagamento dos motoristas e cobradores. E eles sim podem parar o sistema. Foi o que começou a acontecer novamente neste mês de outubro, logo depois de a prefeitura ter dito não para a tarifa técnica desejada pelos empresários.

As empresas pedem tarifa de R$ 3,40 (o valor que elas recebem por passageiro, e não o que o passageiro paga). A prefeitura reajustou o valor para R$ 3,21, descontando o dinheiro que, segundo a Urbs, serviria para comprar ônibus novos. O desconto se dá porque as empresas conseguiram na Justiça o direito de não renovar a frota, o que faz com que mais de 180 ônibus circulem hoje com prazo de validade vencido.

Levantamento do Livre.Jor, grupo especializado em análises de dados e informações públicas, mostrou que ao longo dos anos as greves dos trabalhadores do sistema são seguidas de aumentos na tarifa paga pelos passageiros. Das 11 greves pós-plano real, seis tiveram aumento de tarifa em menos de 90 dias. E quatro em menos de 20 dias.

No caso do atual prefeito, Gustavo Fruet (PDT), duas greves não levaram a aumentos imediatos. A terceira, sim. Em apenas nove dias.

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