Sergio Moro. Foto: Pedro Serápio/Gazeta do Povo.| Foto:

O juiz Sergio Moro, responsável pelo julgamento da maior parte dos processos da Lava Jato em primeira instância, não estaria propenso a aceitar um convite para ser ministro da Justiça no governo de Jair Bolsonaro (PSL). No entanto, aceitaria de bom grado uma indicação para ser ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).

CARREGANDO :)

A opinião é de uma pessoa próxima a Moro. “Governo, não. Mas STF aceita na hora”, diz o interlocutor. Segundo ele, Moro ainda não se pronunciou sobre o tema nem com os mais próximos. e portanto não há uma posição oficial do juiz, apenas avaliações a partir do seu perfil.

Moro foi mencionado por Bolsonaro nos jornais televisivos desta segunda como possível ocupante dos dois cargos. O presidente eleito disse que o chamaria ou para ser ministro da Justiça ou para uma vaga no STF. Aparentemente, Moro ainda não foi convidado formalmente.

Publicidade

Leia mais: A imprensa comeu a Lava Jato com farinha

Para ser ministro do governo, o juiz teria de renunciar a seu posto, depois de duas décadas de carreira. E não teria qualquer garantia de permanecer no governo por muito tempo. Além disso, a entrada na política poderia macular seu trabalho como juiz, dando mais munição para quem diz que suas decisões foram partidárias.

Já para ir ao STF, Moro tem mais garantias. O cargo é vitalício e ele só precisaria sair de sua vaga na Justiça Federal depois de aprovado nas sabatinas do Senado.

No entanto, caso nada diferente ocorra, a próxima vaga do STF só deve abrir em três anos, quando o decano, Celso de Mello, chega à aposentadoria compulsória. Além disso, a nomeação de um juiz de primeira instância de pouco mais de quarenta anos seria inédita.