Orquestra Sinfônica: nova fase. Foto: Henry Milleo/Arquivo Gazeta do Povo.| Foto:

A direção do Teatro Guaíra e da PalcoParaná, instituição responsável pelo edital de contratação dos novos músicos da Sinfônica do Paraná, enviaram nesta quarta-feira uma nota ao blog contestando o texto publicado na terça sobre os problemas da orquestra. O post afirmava que músicos acham o salário oferecido no edital (de R$ 5 mil brutos) uma piada e afirmava que isso pode afetar a qualidade da orquestra.

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O salário é significativamente menos do que os dos outros músicos da orquestra e do que o salários dos próprios músicos comissionados antes de serem demitidos – os mesmos que poderiam estar tentando as vagas agora. A nota também questiona vários problemas levantados no edital. Veja a seguir a íntegra do texto:

“A carga horária de ensaio de um músico de Orquestra é, de praxe, no máximo de 20 horas semanais. Afirmar que um salário de 5 mil reais é uma ‘piada’ nos parece uma colocação de quem não está vivendo no Brasil, ou não sabe o valor do dinheiro. Ou, ainda, está completamente alheio às dificuldades pelas quais várias orquestras do país tem passado.

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Apenas três orquestras no Brasil pagam salários superiores ao oferecido pelo PalcoParaná.

Para citar alguns exemplos: Na Orquestra Sinfônica Brasileira, na qual pagam salários superiores a R$ 9 mil, os músicos não recebem há oito meses. O Teatro Municipal de São Paulo está propondo uma redução de 30% no salário de todos seus músicos e já diminuiu dois terços de sua programação. O primeiro Bailarino do Municipal do Rio de Janeiro virou motorista de Uber e a importante Banda Sinfônica do Estado de SP foi extinta.

Vinte e dois dos cinquenta e cinco músicos do Teatro São Pedro (SP) foram dispensados e ainda vários importantes grupos artísticos eruditos do Brasil foram extintos e/ou estão paralisados .

O Paraná, ao contrário do que tem acontecido em outros estados e, com muito esforço de todo o governo, acaba de lançar um edital para contratação de 31 Músicos e 23 Bailarinos. Temos hoje – 3 dias depois de lançarmos os editais – 150 músicos e 49 bailarinos inscritos, tendo as inscrições abertas até o dia 26/06/2017.

Com relação à colocação de que não há diferença entre a trompa alta (aguda) trompa baixa (grave), estas são corriqueiras em audições, da mesma forma que a escolha de violino I e violino II.

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Concursos anteriores no Brasil, como a da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, previu em seu edital e contratou para ambas vozes de trompa. As trompas ímpares do naipe fazem sempre a voz aguda, e as pares as graves, isso a partir de Beethoven e do romantismo, constituindo em especialidades especificas do instrumentista de trompa. Esta diferenciação existe e está bastante clara em qualquer literatura sobre o assunto.

É fundamental ressaltar que as provas de instrumento foram elaboradas pelo Maestro da OSP, Stefan Geiger, reconhecido e aclamado profissional.

A prova de violino obedece a praxe das provas internacionais, onde o candidato pode optar pelo concerto de Mozart que desejar. É ululante que aquele que optar pelos concertos mais simples e que, como dispõe o edital, possa em até 6 minutos demonstrar sua técnica, serão preteridos por aqueles que optarem pelos concertos de Mozart mais elaborados. Violinistas profissionais compreendem isso, pois é muito básico.

Mantemo-nos à disposição para quaisquer outros esclarecimentos que se fizerem necessários.

Monica Rischbieter
Diretora Presidente do Centro Cultural Teatro Guaíra

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Nicole Barão Raffs de Medeiros
Diretora Presidente do PalcoParaná”

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