i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Caixa Zero

Ver perfil

Sonegação no Brasil seria suficiente para pagar 11 milhões de novos postos de saúde

  • PorRogerio Galindo
  • 18/08/2016 11:41
Sonegação no Brasil seria suficiente para pagar 11 milhões de novos postos de saúde
| Foto:

O sindicato dos procuradores da Fazenda Nacional, o Sinprofaz, tem uma conta bem interessante para complementar o “Impostômetro”. É o que eles chamam de “Sonegômetro” – e mede, com base em estatísticas, o tanto de impostos que são sonegados no país.

Desde janeiro de 2016, segundo o sindicato, pode-se estimar que tenham sido sonegados R$ 339 bilhões. Isso significa quase duas vezes o tamanho do déficit fiscal do país previsto para o ano. E estamos só em agosto.

O total de impostos sonegados até aqui também é equivalente a 11% das despesas totais da União previstas no orçamento de 2016.

A sonegação, em grande medida, acontece em relação a impostos sobre a renda e sobre propriedade, já que os impostos sobre consumo já estão embutidos no produto. Ou seja: os mais pobres, que consomem maior parte da renda em alimentação e serviços, não têm como escapar dos tributos.

Quem paga Imposto de Renda na fonte também dificilmente terá como escapar de sua fatia. Quem pode fazer isso é quem tem renda mais alta e não tem o desconto em folha, ou quem tem imóveis, por exemplo, e os oculta da Receita.

Segundo o Sinprofaz, o recurso seria suficiente para construir mais 11 milhões de postos de saúde equipados. Ou seja, um para cada 20 brasileiros. Também seria possível construir 24 milhões de salas de aula equipadas: uma para cada 9 brasileiros. Ou construir 7 milhões de postos policiais: o suficiente para haver um a cada 30 brasileiros.

Siga o blog no Twitter.

Curta a página do Caixa Zero no Facebook.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.