• Carregando...

A liberação de uma pesquisa à beira da eleição, pelo TSE, tem duas implicações importantes para o processo eleitoral. A primeira é dar ao eleitor, finalmente, um quadro preciso da situação no estado.

Desde o dia 16, graças à estratégia agressiva do PSDB de contestar todas as pesquisas eleitorais, os cidadãos não sabem se seus candidatos têm ou não chances reais de se eleger neste domingo – incluindo aí os candidatos ao Senado, que entraram de laranja na história.

A segunda consequência é mostrar que a mais alta autoridade judiciária da área eleitoral, o TSE, não concorda que as pesquisas estavam erradas. Isso parece tirar o pouco de razão que poderia caber ao PSDB na sua estratégia de abafar os números.

A não ser que consiga reverter a decisão mais para frente, Beto Richa não terá conseguido mostrar que estava certo juridicamente na sua decisão. Politicamente já se sabe que a estratégia deu errado: nunca Beto havia sido tão criticado pela imprensa nacional e pela sociedade organizada como neste caso.

Siga o blog no Twitter.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]