• Carregando...
Vitória de Bolsonaro no Paraná confirma tradição antidemocrática de direita no estado
| Foto:

O candidato da extrema direita Jair Bolsonaro (PSL), afirma o Ibope, tem a preferência de 35% dos paranaenses na eleição deste ano. É bem mais do que ele tem na média do país. E significa que um em cada três eleitores do estado pretende votar no candidato que apoiou a ditadura militar.

O Paraná sempre foi um estado tipicamente “à direita” no cenário nacional. Nas últimas eleições, sempre esteve contra os candidatos da esquerda, votando preferencialmente nos nomes do PSDB: Serra, Alckmin e Aécio venceram aqui de lavada.

A bancada federal do estado sempre esteve entre as mais ativas da direita no Congresso. Atualmente, por exemplo, o presidente da bancada evangélica é paranaense, e daqui sai boa parte da bancada ruralista. A bancada da bala também tem integrantes importantes no estado.

No entanto, só isso não explicaria a tendência a um extremismo como o de Bolsonaro, que apoia a tortura, a violência policial e a ditadura militar. Para entender isso, é preciso voltar a fatos mais antigos que mostram uma tendência histórica de apoio a movimentos extremistas.

O Paraná foi, por exemplo, um dos centros mais importantes do Integralismo, movimento de inspiração fascista que chegou a tentar tomar o poder durante o governo de Getulio Vargas. Plinio Salgado, quando candidato a presidente pela AIB em 1955, ganhou em apenas uma capital: Curitiba.

O estado foi também um dos que aderiram com mais gosto à ditadura de 1964. Em seguida ao golpe, Ney Braga, o governador de plantão à época, deu declarações saudando o novo regime. (Já era um indício o fato de termos eleito um militar para o governo?)

A vocação do Paraná para apoiar candidaturas não democráticas à direita é antiga e não deve causar espanto. O caso de Bolsonaro apenas confirma o nosso histórico.

Metodologia

Pesquisa realizada pelo Ibope de 24/set a 26/set/2018 com 1.204 entrevistados (Paraná). Contratada por: SOCIEDADE RADIO EMISSORA PARANAENSE SA / TV PARANAENSE, REDE PARANAENSE . Registro no TSE: PR-07128/2018. Margem de erro: 3 pontos percentuais. Confiança: 95%. OBS: A pesquisa está sendo impugnada por representação eleitoral em razão de alegadas discrepâncias técnicas concernentes à estratificação do eleitorado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]