Estamos no Mês do Voluntariado, momento ideal para celebrar o ato de “se doar”! E com isso, quero lembrar que ser voluntário significa muito mais do que disponibilizar seu tempo para uma ONG: é comprometer-se com a causa, colocar seus talentos a disposição, e dedicar-se de coração.
O clássico trabalho “mão na massa” faz parte do voluntariado - isso não é dúvida alguma. Mas ofertar conhecimento técnico e habilidades profissionais também é essencial. Hoje, a maioria das organizações do Terceiro Setor atua com equipes enxutas e orçamentos limitados, o que torna a contratação de especialistas uma tarefa difícil.
Para que demandas estratégicas, como criar um site, elaborar campanhas de impacto ou diagramar materiais educativos, não sejam adiadas, contar com o apoio de profissionais capacitados e cheios de boa vontade faz a diferença de verdade.
A parceria Impulso e FreeHelper: conectando talentos a causas
Sabendo dessa realidade, o Instituto GRPCOM e o Programa Impulso oferecem às suas ONGs parceiras um benefício exclusivo, para facilitar a conexão com voluntários qualificados.
Trata-se de uma parceria com a FreeHelper, uma startup social que funciona como um banco de voluntários de todo o Brasil, conectando profissionais qualificados e organizações organizações do Terceiro Setor.
É possível solicitar apoio para diversos tipos de ações breves e customizadas, e que possam ser realizadas de forma remota, nas áreas de comunicação, gestão, captação de recursos, mentoria, e muitas outras mais.
O processo foi desenhado para ser simples e eficaz. A ONG envia sua demanda, que é encaminhada logo em seguida para a FreeHelper. A plataforma, então, busca em sua rede o voluntário com as habilidades ideais para a tarefa, e realiza a conexão. A partir daí, a colaboração já pode começar.
O exemplo da Inclusive nas Artes: ideias que viraram livros
Um exemplo incrível de como essa parceria funciona na prática vem da Associação Inclusive nas Artes, organização de Curitiba que atua com a missão de criar oportunidades, promover a inclusão social e melhorar a qualidade de vida para pessoas com deficiência e necessidades especiais, por meio de atividades de arte e cultura.
Em 2024, eles sonhavam em transformar uma coletânea de receitas de seus alunos autistas em um livro. A partir da parceria com a FreeHelper, encontraram um voluntário que diagramou o material todo e o tornou realidade.
A experiência positiva se repetiu neste ano. Uma professora de yoga da ONG registrou o processo de seus alunos em fotos e propôs a criação de um livro para documentar essa jornada. Novamente, a FreeHelper conectou a organização com uma voluntária, que formatou o conteúdo e entregou um trabalho final de imensa qualidade e valor afetivo.
Esses dois projetos, que poderiam ter sido adiados por falta de recursos, foram viabilizados a custo zero, mostrando o impacto real do voluntariado especializado.
A Inclusive nas Artes soube aproveitar a oportunidade para dar vida a iniciativas que fortalecem sua missão e contam sua história.
Faça parte dessa transformação
A história da Inclusive nas Artes é um convite. Se você faz parte de uma organização social com projetos na gaveta, esperando por um especialista, saiba que existe uma rede de pessoas dispostas a ajudar.
Para entender como sua ONG pode ter acesso a esse benefício, basta entrar em contato conosco pelo Website https://programaimpulso.org.br/fale-conosco/.
E se você é um profissional das áreas de gestão, comunicação, finanças, ou tecnologia, seu conhecimento pode ser um recurso valiosíssimo para o Terceiro Setor. Fica o convite para você se cadastrar na plataforma da FreeHelper, e doar algumas horas do seu talento. A união da sua habilidade com o propósito de uma organização pode, literalmente, criar projetos que transformam o mundo.
Acesse https://institutogrpcom.org.br/freehelper/, e conheça as possiblidades.
Acompanhe também o Instagram do Instituto GRPCOM, e inscreva-se no nosso canal no YouTube!
A Associação Inclusive nas Artes é uma organização cadastrada no Programa Impulso, iniciativa do Instituto GRPCOM que oferece apoio às Organizações da Sociedade Civil (OSC) do Terceiro Setor, com foco no aprimoramento da gestão e da comunicação, áreas fundamentais para que estas organizações possam alcançar seus objetivos e ampliar seu impacto social. Para saber mais e fazer parte, acesse: https://programaimpulso.org.br/.
Com STF politizado, fugas de réus da direita se tornam mais frequentes
Estatais batem recorde na Lei Rouanet enquanto contas públicas fecham no vermelho
ONGs relatam mais de 100 mortos sob repressão do regime do Irã, que ameaça EUA
Trump sugere que Cuba faça acordo com EUA “antes que seja tarde demais”