• Carregando...
Animais se aventuram pela cidades vazias
Cabras da montanha passeiam pela cidade de Llandudno, no País de Gales.| Foto: Reprodução/Instagram

Neste momento em que ruas de muitas cidades viraram um deserto humano, cenas inimagináveis nos dias agitados das ‘selvas urbanas’ surpreendem. Enquanto bilhões de pessoas se isolam em suas casas para se proteger do coronavírus, muitos animas ganham liberdade e se arriscam a explorar os espaços vazios deixados pelos humanos.

Coiote em rua de São Francisco (EUA).
Coiote em rua de São Francisco (EUA).| Reprodução/Facebook

Cabras da montanha vagam pela cidade de Llandudno, no País de Gales; coiotes percorrem ruas vazias de São Francisco, nos EUA; um puma desce da Cordilheira dos Andes até Santiago, no Chile; leões dormem em uma estrada vazia na África do Sul; e javalis passeiam por bairros de Barcelona, na Espanha. Estas são algumas das imagens captadas mundo afora desde que reduzimos nossa presença nas ruas para nos protegermos contra a pandemia que mudou nosso cotidiano.

O silêncio que tomou conta das cidades fez com que animais selvagens se aventurassem pelas selvas de concreto e asfalto. Muitas das imagens postadas nas redes sociais são verdadeiras, mas também há fakes. Pessoas inescrupulosas aproveitaram esse fato inusitado para fazer postagens falsas, como a de golfinhos nos famosos canais de Veneza (Itália) e de elefantes passeando em Yunnan, na China.

Leões dormem em estrada na África do Sul.
Leões dormem em estrada na África do Sul.| Divulgação/Kruger National Park

Para Seth Magle, que dirige o Urban Wildlife Institute, no zoológico de Chicago (EUA), muitos dos animais que estão se aventurando pelas cidades durante o isolamento social vivem nas redondezas desses centros urbanos. “Eles vivem nas partes de nossas cidades que não usamos. Isso os torna uma presença invisível, como fantasmas", disse ao jornal britânico The Guardian.

O entomologista americano Jim Fredericks tem explicação para o que está acontecendo. “O distanciamento social não aumentou as populações de animais silvestres, mas parece ter mudado seu comportamento na busca de novas fontes de alimentos”, disse ao jornal The New York Times.

Puma que vive nos Andes se aventura em rua de Santiago, Chile.
Puma que vive nos Andes se aventura em rua de Santiago, Chile.| Reprodução/Twitter
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]