Reprodução do YouTube| Foto:
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Considerado o “anúncio publicitário mais racista já veiculado na história da mídia”, uma propaganda de uma marca chinesa de sabão “lava um negro” em uma máquina. O comercial provocou críticas e repúdio em todo o mundo.

Com as contestações globais, o governo chinês teve de reafirmar as “boas relações” da China com a África.  “Bons irmãos”, disse o executivo chinês, reforçando que a China respeita todos os povos independentemente de raça.

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O anúncio da marca Qiaobi causou revolta após ser divulgado nas redes sociais. No comercial, um homem negro é “lavado” em uma máquina e sai dela com pele clara e feições de asiático.

O mais chocante para os movimentos que condenaram o anúncio é o fato de que a peça publicitária foi transmitida na TV chinesa.

A empresa Shanghai Leishang Cosmetics, que fabrica o detergente Qiaobi, pediu desculpas aos negros pela propaganda.  A companhia também retirou o vídeo no canal de YouTube, mas ele acabou viralizando e foi postado em outros canais.

“Nós expressamos nossas desculpas pelo dano causado ao povo africano pela propagação do anúncio e a amplificação dos meios de comunicação”, afirmou a Shanghai Leishang Cosmetics.

O caso é uma oportunidade para os profissionais de publicidade e propaganda fazem uma reflexão sobre o conteúdo que expõem nas peças em que criam para serem veiculadas na mídia.

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