• Carregando...
Ex-ministro Milton Ribeiro
| Foto: Luis Fortes/MEC

A Resolução nº 650, editada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), em 1° de dezembro de 2021, é clara: o manuseio de arma de fogo por passageiro em aeroporto somente poderá ocorrer exclusivamente no local destinado à retirada da munição. Ao manusear irregularmente uma arma de fogo no balcão de embarque – o que provocou um disparo e feriu uma funcionária da companhia Gol – o ex-ministro Milton Ribeiro, além de violar as normas, colocou em risco a vida das pessoas que estavam presentes no aeródromo naquele momento. O acidente ocorreu na segunda-feira (25), no Aeroporto de Brasília.

A resolução da Anac que dispõe sobre os procedimentos de embarque e desembarque de passageiros armados e despacho de armas de fogo e de munição estabelece que o “desmuniciamento (retirada da munição) das armas de fogo é de responsabilidade do passageiro e deve ocorrer previamente à chegada ao aeródromo ou no aeródromo, em local disponibilizado pelo operador de aeródromo, observando orientações da PF (Polícia Federal) e do fabricante da arma”.

Parágrafo 1º do Artigo 12 da resolução da Anac que estabelece normas sobre porte de armas em aeroportos.
Parágrafo 1º do Artigo 12 da resolução da Anac que estabelece normas sobre porte de armas em aeroportos.| Reprodução/Anac

Para esse procedimento, a norma lista uma série de exigências descumpridas pelo ex-ministro da Educação. “Durante o desmuniciamento, o cano da arma de fogo deverá sempre estar apontado para caixa de areia ou dispositivo de segurança equivalente, no caso de realização do procedimento no aeródromo”, prevê a resolução.

A caixa de areia a que se refere a resolução está disponível em local apropriado do Aeroporto de Brasília, em uma sala no posto da Polícia Federal, mas foi ignorada pelo ex-ministro. “O operador de aeródromo deve disponibilizar local reservado para a realização do desmuniciamento e descarregamento, que contenha caixa de areia ou dispositivo equivalente que garanta a segurança no caso de disparo acidental”, diz a resolução.

A violação de normas instituídas para garantir a segurança pública deve ser punida com todo o rigor. No caso de Milton Ribeiro, a conduta transgressora ganha simbolismo ainda mais grave por se tratar de um cidadão que ocupou o cargo de ministro da Educação.

Atitudes irresponsáveis e ilegais semelhantes à do ex-ministro Milton Ribeiro, de descarregar arma de fogo no balcão do aeroporto, são facilitadas pela falta de atuação de agentes públicos responsáveis por fazer cumprir as normas de segurança e também por descaso e negligência das companhias aéreas e das administrações dos aeroportos, assim como de muitos de seus funcionários.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]