| Foto:

Ex-presidente passa boa parte do tempo na cela com leituras de obras de grandes escritores, poetas e pesquisadores  

CARREGANDO :)

Enquanto militantes e simpatizantes pedem “Lula Livre”, na prisão o ex-presidente está mais para “Lula Livro”. Preso na Polícia Federal em Curitiba há mais de dois meses, Lula dedica a maior parte de seu tempo à leitura. As preferências do ex-metalúrgico que não chegou a frequentar a universidade vão além das obras políticas. Ele também lê clássicos da literatura mundial, contos, ensaios e biografias.

Na lista de livros já lidos pelo ex-presidente, divulgada pelo Instituto Lula, um dos destaques é A Elite do Atraso – Da Escravidão à Lava Jato, do sociólogo Jessé Souza. E tem também temas menos pesados, como O Amor nos Tempos do Cólera, do prêmio Nobel Gabriel García Márquez, e Belchior – Apenas Um Rapaz Latino-Americano, do jornalista e meu colega de faculdade Jotabê Medeiros.

Publicidade

O poeta Paulo Leminski é outro escritor brasileiro que preenche com suas obras as horas de Lula no cárcere. O ex-presidente já leu Vida – 4 Biografias, obra em que Leminski mostra com um olhar diferente as trajetórias de Jesus Cristo, Trótski, Cruz e Sousa e Bashô.

Os caminhos percorridos por Lula em suas leituras atravessam a dura realidade do Brasil e do mundo – como descrita em Quem Manda No Mundo?, do norte-americano Noam Chomsky –, além de levar a um universo de histórias de ficção que misturam realidade e fantasia.

Os livros de Lula:

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

 

Publicidade