• Carregando...
Madonna e o jogo do mercado
| Foto:
Win McNamee/Reuters
Britney Spears e Madonna em 2003: escândalo premeditado para atrair a atenção do público.

Clipe de Madonna dançando sensualmente com cruzes queimando ao fundo. Livro com fotografias de Madonna nua. Madonna escritora de historinhas infantis. Madonna no papel de Evita Perón no cinema.

Essas são apenas algumas das faces da cantora pop que mais vendeu singles em toda a história da música.

Uma das explicações para o sucesso da menina de Bay City, Michigan, é a adaptação do artista contemporâneo às regras do mercado. Não é por menos que Madonna conquistou prêmios Grammy, Globo de Ouro e Oscar.

Como poucos no mundo pop, Madonna sabe fazer o jogo do consumismo. Os “escândalos” nos palcos, criados com perfeição para atrair a atenção de um mundo adulto e ansioso pelo novo, como no disco Like a Prayer, são compensados com livros bem comportados, com lições de boas maneiras às crianças, a exemplo de As Rosas Inglesas. As fotos eróticas, com poses sadomasoquista, vouyer, lésbica e pansexual, como se vê em Sex, são contrapostas à histórica Evita, símbolo da cultura política e mito da Argentina.


Livro infantil de Madonna: boas maneiras para as crianças.

É assim que o mercado quer. O mundo globalizado precisa de fantasias como Madonna para consumir. E a indústria cultural precisa de artistas “versáteis” como Madonna para manter seus lucros.

Para a indústria cultural pós-moderna, valores morais e éticos não passam de cifras.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]