i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Certas Palavras

Foto de perfil de Certas Palavras
Ver perfil
Comércio internacional

Aumentam os obstáculos na Europa para barrar acordo do Mercosul

  • 19/09/2020 10:11
Mercosul
Protesto contra o Mercosul liderado pela Federação Unida de Criadores e Grupos de Agricultores (Fugea), com sede na Bélgica.| Foto: Divulgação/Fugea

Um movimento coordenado de produtores rurais, ambientalistas e governos ameaça o acordo de livre comércio entre a União Europeia (UE) e o Mercosul. As negociações foram finalizadas em 28 de junho de 2019, após 20 anos de duras disputas. O anúncio foi considerado um grande trunfo do atual governo brasileiro, mas o caminho para as novas regras serem colocadas em prática parece intransitável.

Para entrar em vigor, o pacto entre os dois blocos precisa da aprovação do Parlamento europeu e dos legislativos de cada país-membro dos blocos. São 33 parlamentos, que estão sob pressão de produtores rurais, altamente subsidiados com recursos públicos, e ambientalistas, que elevaram o tom em meio à polêmica sobre o desmatamento na Amazônia.

Na sexta-feira (18), um lobby de 43 organizações agrícolas europeias de 14 países divulgou declaração pedindo aos governos e parlamentos que rejeitem a proposta. As entidades – com base na Áustria, Bélgica, Croácia, Dinamarca, França, Alemanha, Itália, Lituânia, Luxemburgo, Holanda, Noruega, Portugal, Espanha e Suíça – argumentam que “as importações crescentes e baratas dos países do Mercosul estão aumentando a pressão sobre os preços dos agricultores europeus”.

O lobby reúne entidades poderosas de produtores, como o European Milk Board (EMB, na sigla em iglês), que representa 16 países europeus e tem em suas fileiras cerca de 100 mil produtores de leite.

“Com o acordo Mercosul-UE, as importações de produtos como carne, açúcar e soja dos países do Mercosul vão aumentar, o que, por sua vez, vai incentivá-los a adotar um modelo de produção fortemente exportador e ainda mais industrial”, declarou o presidente da EMB, Erwin Schopge.

O presidente francês, Emmanuel Macron, principal líder em oposição ao acordo Mercosul-UE, e a chanceler alemã Angela Merkel, que colocou dúvida sobre o tratado após ter dado forte apoio às negociações.
O presidente francês, Emmanuel Macron, principal líder em oposição ao acordo Mercosul-UE, e a chanceler alemã Angela Merkel, que colocou dúvida sobre o tratado após ter dado forte apoio às negociações.| Reprodução/Página oficial de Macron/Facebook

No mesmo dia da reação dos produtores, o governo da França apresentou novas barreiras ao acordo. O presidente Emmanuel Macron, que tem sido o principal opositor ao entendimento entre os dois blocos, disse que um relatório encomendado no ano passado a uma comissão de especialistas independentes sobre o impacto do acordo trouxe conclusões preocupantes.

O primeiro-ministro francês, Jean Castex, foi às redes sociais para contestar o tratado. “O desmatamento ameaça a biodiversidade e perturba o clima. O relatório apresentado por Stefan Ambec reforça a posição da França de se opor ao proposto acordo UE-Mercosul, tal como está. A consistência dos compromissos ambientais do nosso país e da Europa depende disso”, escreveu Castex no Twitter.

O relatório entregue ao governo francês afirma que o desmatamento vai estimular a área adicional de pastagens que seriam necessárias ao Mercosul para suprir o aumento, entre 2% e 4%, da produção de carne bovina destinada à UE. Com isso, o desmatamento sofreria uma aceleração de 5% ano, principalmente para criação de pastos no Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.

Entre os pontos que a França quer acrescentar ao acordo estão a exigência de que o governo brasileiro “não pode, em nenhum caso, causar aumento do desmatamento", que as "políticas públicas do Mercosul estejam plenamente de acordo com seus compromissos com o Acordo de Paris (sobre o clima)" e que o os produtos agroalimentares importados com acesso preferencial respeitam as normas europeias de saúde e ambientais.

Destaques do tratado entre o Mercosul e a União Europeia:

  • Países da União Europeia devem liberar 99% do comércio de produtos agrícolas. Destes, 81,7% terão eliminação de tarifas e no restante serão aplicadas cotas e outros tipos de tratamento preferencial.
  • No setor de serviços, empresas de ambos os blocos terão acesso aos dois mercados nas mesmas condições que as companhias nacionais.
  • A UE libera 100% de seu mercado para bens industriais, sendo que 80% terá liberalização imediata. O Mercosul, por seu lado, terá prazos de até 15 anos para liberalizar setores sensíveis.
  • Cerca de 60% da oferta do Mercosul sofrerá redução tarifária num prazo de dez ou mais anos (máximo de 15);
  • Cerca de 85% das exportações do Mercosul para o mercado da UE terão a eliminação imediata de tarifas.

Após a manifestação das autoridades francesas, o governo brasileiro reagiu. Ao jornal O Globo, o Ministério das Relações Exteriores afirmou que o discurso ambiental e sanitário tem sido utilizado como argumento por "lobbies agrícolas europeus" para dificultar as negociações entre os dois blocos econômicos.

"Ao longo das negociações, o acordo Mercosul-UE sofreu fortes resistências de lobbies agrícolas europeus, que frequentemente se utilizaram do discurso ambiental ou sanitário para tentar inviabilizar o instrumento", destacou o Itamaraty, em resposta ao Globo.

A Amazônia é um dos principais focos do debate. Em uma carta aberta enviada pela Amsterdam Declarations Partnership (ADP) ao vice-presidente Hamilton Mourão, na terça-feira (15), oito países disseram que a ameaça à proteção ambiental coloca em risco o desejo da Europa de fornecer alimentos de maneira sustentável aos seus cidadãos. O documento é assinado por Dinamarca, Itália, Noruega, Reino Unido, Holanda, Alemanha (atualmente na presidência do grupo) e França. A Bélgica não faz parte da parceria, mas também assinou a carta.

Após ler o documento, Mourão afirmou que o tema foi tratado em reunião dele com os ministros Ricardo Salles (Meio Ambiente) e Tereza Cristina (Agricultura). O vice-presidente disse ainda que o Itamaraty deve procurar o embaixador da Alemanha para conversar sobre o posicionamento dos oito países. Para o vice-presidente, o Brasil precisa usar a diplomacia para abrir um diálogo e mostrar que o acordo não beneficia apenas os países do Mercosul (Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai).

“Na carta, eles colocam os representantes deles à disposição para o diálogo, daí nós estamos planejando aquela viagem, que já falei para vocês a Amazônia, vai ser feita no final de outubro”, comentou Mourão em entrevista coletiva, se referindo à ideia de levar embaixadores de países europeus à Amazônia.

Mercosul- Greenpeace - Amazônia
Protesto do Greenpeace na sede da Comissão Europeia.| Divulgação/Johanna de Tessières/Greenpeace

A movimentação de autoridades europeias é impulsionada também por campanhas de organizações ambientalistas. No final de agosto, o Greenpeace estampou uma grande faixa de fumaça na sede da Comissão Europeia, em Bruxelas. A ação teve como objetivo, segundo a ONG, chamar a atenção para a contribuição da UE para o desmatamento na região Amazônica e em outras partes do mundo. A União Europeia é responsável por 10% do desmatamento global, segundo dados de pesquisadores ligados às organizações que atuam em defesa do meio ambiente.

27 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 27 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • C

    Celito Medeiros

    ± 17 horas

    Todos estes países buscam formar o Bloco mais forte possível, para domínio em todas as áreas. Além destes, a China, Rússia, Japão, Árabes, Irã e Índia. A Campanha sobre a Amazônia, especialmente pela França que não colocou em jogo a Guiana Francesa. São os grandes poluidores industriais. A preocupação maior é que o Brasil tem condições de sozinho sustentar este Planeta em Alimentos, gera preocupação dos Agricultores da CEE. Não Agricultura de exportação na Floresta, estão equivocados, a grande maioria do Agronegócio é no Cerrado, acabando com os Incêndios e expandido área verde plantada. A questão é de nosso País, do Povo e não de um Governo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luigi Tenco

    ± 17 horas

    Hummmm, esse suposto boicote ao Brasil só existe na cabeça, e torcida!, da imprensa esquerdista, Célio incluído. Negócios não sr fazem com o fígado, mas com o cérebro, e com o bol$$o. O Célio cumpre o papel de militante de divulgar os factóides de sua turma, cabe a quem conhece seu histórico dar ou não importância.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • X

    Xicote

    ± 18 horas

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • L

      Luigi Tenco

      ± 17 horas

      Brazucas imundos? Fale só por você, imundo!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • W

    waldir rodrigues de morais

    ± 18 horas

    A nossa eficiencia no agronegocios é que vai acabar com o acordo O medo dos agricultores europeus da qualidade dos nossos alimentos é que acabará com o acordo não o suposto desmatamentos na Amazonia Leonardo di Caprio não sabe nada do que se passa na Amazonia assim como Oliver Stone e Sean Penn que vieram dar os parabens ao ditador Hugo Chaves tambem não sabiam o que se passava na Venezuela São umas marias vai com as outras ...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Alexandre Paranaense

    ± 19 horas

    Lamentável. Vinte anos de trabalho árduo que pode dar em nada graças às bravatas de Bolsonaro e Salles.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Admar Luiz

    ± 20 horas

    Blablablá de esquerdistas vaga bundos, hein? Quem tem cérebro não ideologizado, Célio, sabe muito o que está por trás dessa campanha difamatória que sofre o nosso Brasil varonil, especialmente por causa do "Bozo", né? Desmatamento, queimadas, etc, é só narrativa pra enfraquecer o governo brasileiro junto a União Européia. Esse im be cil/esquerdopata do Macron devia ser considerado persona indesejada pelos brasileiros de bem. O Brasil é o país que mais conserva suas matas. Queimadas sempre houveram e vão vão haver. Faz parte do bioma. Se regeneram totalmente nas primeiras chuvas. O que o governo tem que cuidar é do fogo e desmatamento ilegal e criminoso. O resto é mimi.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luiz Carlos Giublin Junior

    ± 21 horas

    Os europeus não vão aceitar a entrada de produtos agrícolas brasileiros. Produzimos mais e mais barato que qualquer um deles. E sem subsídio. Isso é normal. O que não é normal é que brasileiros ******** espalhem mentiras sobre o Brasil. A Amazônia tem produção agrícola insignificante, quem produz é o Sul e Centro-Oeste. E a Amazônia e o Pantanal queimam, em determinadas estações do ano, desde o tempo dos dinossauros e nem por isso desapareceram. E por que os "bonzinhos" não protestam contra os incêndios florestais na Califórnia, Estado governado por democratas desde 1992? Não seria tempo suficiente para que os ecoxiitas biodesagradáveis acabassem com eles? A natureza sabe se renovar.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Denise Costacurta Fahham

    ± 21 horas

    Querem saber ...que se dane a Europa , que morram de fome sem os nossos produtos! Temos o resto do mundo para as nossas exportações! Esse Macron ou é uma topeira ou muito mau caráter, porque nosso agricultura e nossa pecuária não precisa desmatar , por que temos alta tecnologia para que isso não seja necessário! Esses franceses mordem os cotovelos de inveja da gente ! Deixemos eles para lá!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eden Lopes Feldman

    ± 22 horas

    A União Europeia não tem saída. Precisam mais de nós do nós deles. O alto poder aquisitivo dos seus cidadãos exigem produtos alimentícios de forma crescente. E a América Latina é a única opção como fornecedor. O resto é jogo de cena, e ambientalistas, políticos como Makron e Merckel fazem um jogo interno para seus eleitores radicais. Algo como os progressistas no Brasil. Artistas, mídia tradicional e outros preocupados com a "agenda social". Conversa antiga. "Papo fiado". Gostei da reportagem. Realista e sem "artifícios socialistas".

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Mário Kume

    ± 22 horas

    De uma análise extremamente simplista chego à conclusão que com ou sem o Mercosul o Brasil vai bem, muito obrigado !!! Com o poder territorial que temos e o governo caminhando no rumo certo somos autosuficientes em tudo e o resto do mundo !?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Carlos

    ± 1 dias

    Fico realmente tocado pela preocupação desses agricultores ineficientes que vendem seus produtos pelo dobro do preço com nossas políticas ambientais

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Stanislau Surek

    ± 1 dias

    Depois de 30 anos negociando era só tocar para o gol, aí Bolsonaro sinalizou que podiam tacar fogo em tudo. Este presidente é uma decepção só.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • S

      Sou Brasil

      ± 1 dias

      Fiquei sabendo que o Bolsonaro anda com um galão de gasolina sempre debaixo da camisa...e onde ele vai, mete fogo...esse nosso presidente...kkkkkkkkkkk

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Edney

    ± 1 dias

    O BR deveria desistir desse acordo e investir com mais afinco em outros. A pressão ambientalista com todas as suas fake News "do bem" tende a se repetir esse ano e nos próximos e o pano de fundo é justamente esse acordo, um custo muito alto para um retorno incerto, portanto.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Spartacus

    ± 2 dias

    Os brasileiros deviam fazer um boicote violento aos produtos franceses. Os carros são os mais fracos do mundo ganhando dia chineses e russos em fragilidade mecânica. Em Brasília várias concessionárias de carros japoneses e alemães não aceitam na troca por um zero de suas marcas as bombas francesas Citroen Pejout e Renault. Os perfumes do Boticário estão melhores e mais modernos que os franceses. O Signature do Boticário supera em preço, qualidade e aderência a pele os velhos Kouros te Sauvage. Tirando carros e perfumes não sobra nada de francês que preste. Paris está um lixo

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Spartacus

    ± 2 dias

    Macron viadon

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Julio Weiler

    ± 2 dias

    Tá aí to o lobby ambientalista. Os evoluídos europeus vem com essa conversinha que temos que aumentar área de pasto. Temos o maior rebanho bovino comercial do mundo. Mas os nobres europeus acham que nossa pecuária é precária, que não temos tecnologia. Essa é a desculpa, ou ignorância mesmo, já que tem gente lá que acha que aqui só tem carnaval e futebol. Só queria saber onde está aquele pessoal que adora dizer que os europeus são os colonizadores! Agora que eles agem assim, vão ficar quietos! Não se importam com empregos e desenvolvimento da nossa gente. O Paulo Coelho já fez sua parte pelos europeus , pedindo para boicotar nossos produtos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • V

    valcirio volpato

    ± 2 dias

    Acho que não fará muita diferença para o Brasil. Hoje o que importa é a China, logo será a India tambem. É com eles que podemos comerciar sem estes dramas sem fim de gente desocupada.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • N

      Nm

      ± 21 horas

      isso mesmo, a população da china e india chega a tres bilhoes de habitantes! vão engolir a europa.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Leonardo Freitas

    ± 2 dias

    O acordo seria bem-vindo? Ao que tudo indica, sim. Mas se o preço dele for nos agacharmos para atendermos ao capricho do Luciano Huck francês ou da Dilma alemã com PhD, fiquem à vontade pra jogar na “fogueira” da Amazônia. Sobrevivemos até hoje sem o bendito. Não será o fim do mundo...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    Nm

    ± 2 dias

    A França subsidia a produção agropecuária francesa em 45% ... essa é a explicação para não assinarem o tratado. Mas isso é irreversivel, um país não tem condições de continuar com um subsidio tão alto.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JAPA

    ± 2 dias

    vem falar em proteção ambiental depois de devastar praticamente todo território europeu ? esta política de fazendas pra nós e matas pra eles ? praticada principalmente por Macron não se sustenta, nada mais é do que uma cortina de fumaça pra esconder a defasagem do agronegocio europeu em comparação a pujança brasileira, deviam se preocupar mais com o próprio país que cada vez mais vai perdendo sua identidade e cultura européia

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    FB

    ± 2 dias

    Que esse acordo afunde de vez, cansei dessa má vontade enfadonha da UE. Vamos logo negociar acordos com o resto do mundo, exceto a China, e pronto. O acordo trans pacifico parece bastante atraente e creio que esse o Brasil deveria ir atrás.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Sr. Walker

    ± 2 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • W

      Wendell

      ± 2 dias

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • P

      Plinio

      ± 2 dias

      Mícron logo será substituido

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

Fim dos comentários.