• Carregando...
Partidos políticos
| Foto: Reprodução/pt.org.br

A grande maioria dos partidos políticos brasileiros sofreu queda no número de filiados durante o ano de 2021. De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os partidos políticos brasileiros registrados somavam 16,65 milhões de filiados em 2020. Em novembro de 2021 – última estatística disponível – o número caiu para 16,09 milhões, uma perda de quase 3,5%. Uma das raras exceções nesse cenário de fuga de filiados é o PT.

O Partido dos Trabalhadores superou 1,6 milhão de filiados em novembro último, número recorde para a legenda liderada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na comparação com os dados de 2020, houve ganho de cerca de 62 mil filiados, o que representa crescimento de 4%. O período de maior número de filiações da sigla ocorreu em maio de 2021.

partidos políticos
O PT foi o único entre os grandes partidos que teve aumento no número de filiados.

Todos os outros grandes partidos perderam filiados no ano passado. As raras exceções de crescimento estão no grupo de pequenos partidos, assim mesmo com expansão insignificante. O Avante ganhou 2%, o Republicanos e o PSOL, apenas 1%.

Quando a comparação é feita pelo número total de filiados, o PT fica atrás apenas do MDB, que soma 2.128.305 filiados. Mas os dirigentes petistas apresentam outros números e dizem que o partido tem 2,3 milhões de eleitores em suas fileiras aptos a participar das deliberações internas da legenda.

Os dirigentes petistas ressaltam ainda pesquisa Datafolha, divulgada em 30 de dezembro passada, a qual aponta que o partido é o preferido de 28% dos entrevistados. Segundo o levantamento, em um distante segundo lugar aparecem empatados PSDB e MDB, ambos com 2% da preferência cada um.

Logo depois de MDB e PT, em terceiro lugar em número total de filiados é do PSDB, com 1.354.706 filiados, seguido de perto pelo PP, partido que dá sustentação ao governo Jair Bolsonaro (PL), com 1.321.885. Em quinto lugar aparece o PDT, sigla criada por Leonel Brizola e que tem Ciro Gomes (CE) como pré-candidato à presidência, com 1.152.254 de filiados.

O partido que mais perdeu filiados foi o PSL, sigla pela qual o presidente Jair Bolsonaro se elegeu em 2018. O PSL pertencia ao grupo de partidos médios em termos de número de filiados, com mais de 460 mil em 2020, mas em 2021, após a debandada, entrou para o grupo de partidos nanicos, com apenas 74,8 mil filiados.

O PL, ao qual Bolsonaro se filiou para disputar a reeleição, também sofreu perda de filiados até novembro de 2021, caindo de 774,2 mil para 761,6 mil. O PL está na faixa de partidos médios, sendo a legenda com maior número de filiados entre as que estão acima de 100 mil e abaixo de 1 milhão. A expectativa dos dirigentes liberais é que, com a filiação de Bolsonaro, o partido entre para o grupo das siglas com mais de 1 milhão de filiados.

O Podemos, de Sergio Moro, também perdeu filiados nos primeiros 11 meses de 2021. O partido do ex-juiz somava 415,4 mil filiados em dezembro de 2020 e caiu para cerca de 408 mil em novembro do ano passado. Assim como o PL, que espera crescimento com Bolsonaro, o Podemos prevê ganhar filiados com a candidatura de Moro à Presidência da República.

O PSL, ex-partido de Bolsonaro, foi o que mais perdeu filiados em 2021.
O PSL, ex-partido de Bolsonaro, foi o que mais perdeu filiados em 2021.

O PSOL é um caso raro de crescimento contínuo no número de filiados. Desde 2015, a legenda, que tem como um de seus líderes Guilherme Boulos, dobrou o número de pessoas que assinaram ficha de filiação. Em seis anos, a sigla passou de cerca de 113 mil filiados para 221,5 mil.

Dados do TSE, divulgados em junho de 2021, revelam baixa participação feminina e de jovens na política. Os números do Tribunal, com base em dados de abril, mostram que, embora sejam mais da metade do eleitorado, as mulheres representam cerca de 45% dos registrados em partidos políticos. Além disso, menos de 2% dos eleitores jovens até os 24 anos se interessaram em se unir a alguma agremiação partidária brasileira.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]