• Carregando...
Protestos contra e a favor de Bolsonaro
| Foto: Reprodução/Facebook

O mês de maio no Brasil foi marcado pela volta das manifestações de rua em todo o país. Os maiores protestos aconteceram no feriado do dia 1º (a favor do governo), e no último sábado, dia 29 (contra Bolsonaro). Uma comparação das pautas apresentadas nas duas mobilizações mostra reivindicações e posicionamentos totalmente distintos.

No dia 1º de maio, os manifestantes que saíram às ruas vestindo verde-amarelo, além de expressarem apoio ao presidente Jair Bolsonaro, pediram, entre outras coisas, o voto auditável (impresso), o fim de medidas restritivas de isolamento social impostas por Estados e municípios para diminuir a propagação do novo coronavírus e limites para atuação do Supremo Tribunal Federal (STF).

Protestos contra e a favor de Bolsonaro
Críticas ao STF e defesa do voto impresso marcaram manifestações a favor de Bolsonaro, no dia 1º de maio.| Reprodução/Facebook

Líderes das manifestações afirmaram que as medidas de isolamento social têm prejudicado a economia, que a realização de eleições sem voto impresso auditável deixa margem para fraude e que a atuação do STF, em muitos casos, prejudica o governo.

Outro foco dos manifestantes pró-governo foi o lema “Eu autorizo”, em referência à intervenção federal e decretação do Estado de Defesa e do Estado de Sítio. O “Eu autorizo”, segundo os manifestantes pró-Bolsonaro, não tem a ver com pedido de intervenção militar e sim uma resposta a uma declaração do presidente, feita em 14 de abril, de que o Brasil chegou ao limite e que estava esperando “uma sinalização” do povo para tomar providências, sem esclarecer quais medidas.

O pedido de intervenção militar no país – apesar de líderes das manifestações rejeitarem a pauta e terem orientado participantes a não se expressarem por essa pauta – apareceu em faixas e cartazes em várias cidades. A medida é inconstitucional e contraria a democracia.

O presidente Jair Bolsonaro sobrevoou a manifestação com um helicóptero das Forças Armadas, na Esplanada do Ministérios, em Brasília.

Mais vacinas foi uma das reivindicações dos manifestantes contra Bolsonaro.
Mais vacinas foi uma das reivindicações dos manifestantes contra Bolsonaro.| Reprodução/Facebook

Do outro lado, no último sábado (29), manifestantes de todas as regiões do país foram às ruas para pedir vacinação rápida para toda a população, a retomada do auxílio emergencial de R$ 600,00, medidas contra o desemprego e ações emergenciais de combate à fome, além do impeachment do presidente Jair Bolsonaro.

Os manifestantes contra o governo também cobraram soluções para conter a alta da inflação e, principalmente, dos preços dos produtos de primeira necessidade, especialmente os alimentos.

Como justificativa, os líderes da mobilização afirmam que os números mostram crescimento da miséria, da fome, da falta de moradias e do desemprego no Brasil, com famílias inteiras dormindo nas calçadas, mulheres e crianças pedindo ajuda nas ruas e porta de supermercados.

O movimento anti-Bolsonaro pediu ainda mais medidas de divulgação sobre cuidados preventivos contra a Covid-19 e apoio financeiro do governo aos setores economicamente mais vulneráveis.

Outro foco dos protestos foi a votação no Congresso Nacional de projetos de interesse popular e pela retirada de pauta daqueles que, segundo os manifestantes, retiram direitos, atacam a democracia e a soberania. Também pediram o aprofundamento das investigações da CPI da Pandemia, para que os responsáveis pelo prolongamento e gravidade da crise sanitária possam ser identificados e responsabilizados.

Houve também protestos contra a discriminação racial, das mulheres e de homossexuais, além da violência contra integrantes de comunidades pobres, negros e indígenas.

Os eventos foram liderados por organizações do movimento social, como Central dos Movimentos Populares, Frente Brasil Popular e Povo Sem Medo, além de sindicatos e centrais sindicais.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]