• Carregando...
Movimento em shoppings cresce com ampliação do horário de funcionamento do comércio.
Movimento em shoppings cresce com ampliação do horário de funcionamento do comércio.| Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

A queda do número de mortes e de internamentos por Covid-19, registrada no Brasil nos últimos dias, trouxe alívio. Pela primeira vez neste ano, segundo o Boletim do Observatório Covid-19 Fiocruz, nenhum Estado registrou aumento nas taxas de contágio ou mortalidade relacionadas ao coronavírus. São os resultados da vacinação em massa, apesar do atraso em relação a outros países que se anteciparam na aquisição de vacina

Em todo o país as prefeituras estão retirando restrições. Regras para funcionamento do comércio começam a ser flexibilizadas, escolas correm para a volta das aulas presenciais, cinemas e teatros reabrem, parques e praias são liberados.

A vida começa a voltar ao normal, o que é esperado por todas as pessoas. Mas o número de óbitos por Covid-19 e novas infecções por coronavírus ainda é muito alto, o que demonstra a necessidade de acelerar ainda mais a vacinação e de não relaxar nas medidas preventivas.

Resultados da vacinação
Taxa de vacinação com duas doses ou de imunizante de dose única ainda é baixa no Brasil.

O Brasil já aplicou mais de 110 milhões de doses de imunizantes contra Covid-19. A quantidade pode impressionar, no entanto, o baixo número de pessoas que receberam as duas doses mostra que os riscos ainda são muito altos. Apenas 14% dos brasileiros receberam as duas doses – cerca de 30 milhões de pessoas. Quando a conta se refere à primeira dose, a situação é um pouco melhor: mais de 80 milhões de pessoas, isto é, se aproxima dos 40% da população.

A melhora nos números da vacinação e a consequente queda nos óbitos e internamentos não podem esconder a situação trágica que ainda persiste. Na quinta-feira, por exemplo, foram registradas 1.733 mortes de Covid-19, segundo dados obtidos pelo consórcio de veículos de imprensa. Os novos casos chegaram a 53.824 em 24 horas.

Para efeito de comparação, os Estados Unidos, com uma população maior que a do Brasil, tem registrado média de pouco mais de 200 mortes por dia. O número de novos casos sofreu alta recentemente, mas desde meados de junho tem ficado pouco acima de 10 mil diariamente.

Número de novos casos vem aumentando no Reino Unido e autoridades fazem alerta para cuidados.
Número de novos casos vem aumentando no Reino Unido e autoridades fazem alerta para cuidados.

Os resultados da vacinação massiva também ficam claros no Reino Unido, que chegou a picos de mais de mil mortes por dia e hoje reduziu para pouco mais de 20. Mas o Reino Unido também serve de alerta para os cuidados que o Brasil deve ter na reabertura. Mesmo tendo mais de 50% da população vacinada com as duas doses, o número de casos voltou a crescer assustadoramente, alta essa que começa a impactar no número de mortes.

Os indicadores positivos devem ser comemorados – e trazem esperança –, mas as taxas de transmissão elevadas e as novas variantes do vírus – como a Delta, mais transmissível – requerem atenção redobrada.

“Ainda não se pode afirmar que essa tendência é sustentada, isto é, que vai ser mantida ao longo das próximas semanas, ou se estamos vivendo um período de flutuações em torno de um patamar alto de transmissão, que se estabeleceu a partir de março em todo o País”, alertam os pesquisadores da Fiocruz.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]