• Carregando...
Empresários criticam medidas restritivas para conter o coronavírus
Empresários causam polêmica nas redes sociais ao criticar medidas restritivas na contenção do coronavírus.| Foto: Reprodução/Facebook/Instagram

Uma série de vídeos gravados por empresários brasileiros e postados no Facebook, Twitter, Instagram e Youtube sobre a pandemia de coronavírus provocou reação de milhões de pessoas nos últimos dias. Entre os destaques das postagens estão a do proprietário da Havan, Luciano Hang, do dono da rede Madero, Junior Durski, e do CEO do Giraffas, Alexandre Guerra.

O vídeo do dono da Havan, postado no dia 19 de março com a frase “Efeitos econômicos do coronavírus”, é o mais visto e mais comentado até o momento. Só no Facebook a publicação teve mais de 11 milhões de visualizações até esta terça-feira (24), 68 mil comentários e 185 mil compartilhamentos. Enquanto alguns internautas defendem as posições do empresário, outros discordam e o criticam.

Na gravação, Hang diz que há histeria no país e que algumas medidas que estão sendo tomadas para conter o coronavírus estão exageradas e vão causar desemprego em massa. Diz ainda que, se continuarem a fechar cidades e estados, o Brasil vai ser quebrado e o “número de mortes por fome, por desemprego e por quebradeira vai ser muito maior que os que vão morrer por coronavírus”.

Outro vídeo que causou polêmica é mais recente. Foi postado no Instagram na segunda-feira (23) pelo executivo do Madero, Junior Durski. Na gravação, ele critica medidas restritivas sobre setores econômicos para conter a expansão do coronavírus. E afirma que as consequências e o número de mortes provocadas pela paralisação da economia será maior que os 5 ou 7 mil mortos pela doença no Brasil. Em poucas horas a publicação já tinha mais de 120 mil visualizações e milhares de comentários, grande parte deles de críticas ao posicionamento de Durski.

Mesmo sendo seguidores de Junior Durski nas redes sociais, muitos internautas discordaram do empresário. Para alguns, evitar mortes nesse momento é mais importante.

Assim como Luciano Hang, Junior Durski tem se posicionado a favor do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Na lista dos empresários que se manifestaram em vídeo também chamou atenção nas redes sociais uma gravação de Alexandre Guerra, filho do fundador do Giraffas, Carlos Guerra. Na sexta-feira (20), o empresário postou no Facebook gravação em que questiona quem está em casa de quarentena.

“Você que é funcionário, que talvez esteja em casa numa boa, numa tranquilidade, curtindo um pouco esse home office, esse descanso forçado, você já seu deu conta que, ao invés de estar com medo de pegar esse vírus, você deveria também estar com medo de perder o emprego?”, pergunta o empresário. Para Guerra, se continuarem as medidas restritivas vai haver uma “crise sistêmica” na economia.

Alexandre Guerra foi candidato ao governo do Distrito Federal pelo Partido Novo em 2018.

Nesta quarta-feira (25), o pai de Alexandre Guerra publicou vídeo desautorizando o filho ou qualquer outra pessoa a falar em nome do Giraffas. Também informou que seu filho deixa de ser acionista da rede, além de perder seu cargo no conselho de administração da companhia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]