• Carregando...
Escritor curitibano lança livro de contos inspirados em filmes de Hitchcock
| Foto:

Que o diretor Alfred Hitchcock inspirou uma legião de outros cineastas, todo mundo já está careca de saber. O interessante é perceber como a obra do “mestre do suspense” continua relevante e presente em outras mídias décadas depois de sua morte, influenciando novos autores fora da telona.

capa livroUma empreitada recente nesta linha está sendo tocada pelo escritor curitibano Ottavio Lourenço, que lança nesta semana na cidade o livro Contos de Outros Cantos – uma coleção de histórias baseadas inteiramente em filmes de Hitchcock, que se passam, por sua vez, em Curitiba. Entre os filmes que serviram de inspiração para os contos estão Janela Indiscreta (Rear Window, 1954), A Dama Oculta (The Lady Vanishes, 1938), Marnie, Confissões de uma Ladra (Marnie, 1964), Os Pássaros (The Birds, 1963) e Psicose (Psycho, 1960).

O Ottavio, que se denomina “músico de profissão e filósofo de formação”, tem 36 anos e é vocalista da banda de metal/hardcore Choke. Seu primeiro livro, Sombrio e Tropical, foi publicado ano passado. Ele se diz fã de longa data de Hitchcock, acompanhando desde os 14 anos os trabalhos e a carreira do diretor.

A mistura entre os universos “hitchcockiano” e curitibano é, no mínimo, curiosa. Tive a oportunidade de ler alguns contos do livro, que diferem bastante entre si em termos de estilo e proposta. Há textos mais enxutos e com teor mais filosófico e abstrato, onde as referências não são tão claras. E há outros em que personagens e situações vistas nos filmes de Hitch são transpostas de maneira literal para as páginas, numa fusão inusitada com costumes e locais típicos de Curitiba – os meus preferidos, de longe. Atenção para o conto Janela Indiscreta, que bebe da fonte do filme homônimo, em que os cidadãos curitibanos se veem às voltas com um maníaco assassino em pleno feriado de 7 de Setembro.

O livro tem 116 páginas e 11 contos. Nas últimas páginas, para os mais perdidos, há uma breve filmografia com a sinopse dos filmes que, de alguma maneira, foram citados ou serviram de base para os contos. A tiragem inicial é de 500 exemplares e os livros serão vendidos por R$ 28.

O lançamento de Contos de Outros Cantos será na próxima sexta-feira (19), na livraria Arte & Letra (Alameda Presidente Taunay, 130, Batel), a partir das 19h. A editora é a curitibana Encrenca Literatura de Invenção. Acompanhe mais informações sobre o lançamento na página do evento no Facebook.

**

Não deixe de seguir a página do Cinema em Casa no Facebook para acompanhar as atualizações do blog e receber notícias e curiosidades sobre filmes!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]