• Carregando...
Dica de leitura: Krypton para iniciados
| Foto:

Voltando à programação normal do blog, quarta-feira é dia de dicas de livros, blogs e sites que falam sobre cinema ou personagens da sétima arte. Desta vez, a fonte (de novo) são as histórias em quadrinhos e sua influência sobre um dos filmes mais aguardados do ano…

*

A nova empreitada do Superman no cinema, sob a direção de Zack Snyder, não é a única atração deste ano para os fãs que querem mergulhar em outras mídias no universo do personagem septuagenário. Lançado em maio no Brasil pela Editora Leya, o romance Os Últimos Dias de Krypton se propõe a contar a história da derrocada do planeta Krypton antes do surgimento de seu habitante mais famoso.

O escritor de sci-fi e eventual roteirista de histórias em quadrinhos Kevin J. Anderson teve o aval da DC Comics para aproveitar personagens marcantes da mitologia do Superman, como seus pais Jor-El e Lara e o vilão General Zod. Não há, porém, uma ligação direta com a história apresentada no novo filme. A intenção do livro é detalhar, sem pressa, tramas e episódios que já foram relatados eventualmente nas páginas das HQs e lançar nova luz sobre o caráter e motivações de personagens que tiveram poucas chances de serem devidamente apresentados aos leitores.

Por isto, a obra é indicada para os já iniciados no universo de Superman, que serão capazes de encontrar sem dificuldade referências a histórias clássicas e até a outros personagens da DC Comics, como o marciano J’onn J’onzz. E quem espera encontrar o próprio Homem de Aço em ação, vai se decepcionar: a trama se passa inteiramente em Krypton e Kal-El, o futuro Clark Kent, aparece somente nas últimas páginas, ainda bebê.

Por outro lado, apesar do título fazer referência à catástrofe que vitimou todo o planeta, a trama inicia muito antes do envio de Superman à Terra. Acompanhamos, por exemplo, como o renomeado cientista Jor-El criou a Zona Fantasma e conheceu sua futura esposa e também toda a trajetória do então comissário Zod, apresentado como um sujeito manipulador e ambicioso. Um dos principais episódios retratados, que guia boa parte da história, é o “sequestro” da cidade de Kandor, capital de Krypton, pelo alienígena Brainiac.

Os pais do Superman, Jor-El e Lara, na clássica versão de John Byrne.

O texto de Kevin J. Anderson é despretensioso e muitos diálogos soam pouco naturais, embora a narrativa seja capaz de entreter com facilidade, justamente pela miríade de subtramas e personagens que despontam com rapidez nas páginas — difícil, inclusive, não pensar no romance como o desenrolar de uma série de TV.

Ao fim, o que se lê é um rico e interessante complemento a uma origem que já foi contada dezenas de vezes ao longo dos últimos 75 anos. Pode não ser a história definitiva sobre Krypton – até porque, em se tratando de super-heróis, nenhuma cronologia é absoluta – mas serve como um bom aperitivo para o novo filme e para quem quer ir além dos balões e onomatopeias dos gibis.

 Ansioso para a chegada de O Homem de Aço aos cinemas brasileiros, nesta sexta-feira, dia 12? Leia mais sobre o filme e aparições anteriores do herói na telona nos posts abaixo:

 Sessão HQ: o que esperar do novo Superman?

Sessão HQ: o que esperar do novo Superman (parte 2)

O Superman de Richard Donner: uma trilha, um rosto e um símbolo

*

Os Últimos Dias de Krypton

Autor: Kevin J. Anderson

Editora: Leya

Nº de páginas: 464

Preço (sugerido pela editora): R$ 39,90

Quer tirar outras dúvidas sobre o livro, como mais detalhes da trama e dos personagens? Deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo (na medida do possível). 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]