• Carregando...
Os melhores e piores remakes de filmes do Hitchcock
| Foto:

Ame ou odeie, remakes sempre dão o que falar. O diretor David Fincher – responsável por filmes como Clube da Luta (Fight Club, 1999) e Garota Exemplar (Gone Girl, 2014) – anunciou há alguns dias que filmará uma nova versão de Pacto Sinistro (Strangers on a Train, 1951), suspense dirigido pelo mestre Alfred Hitchcock que, por sua vez, é baseado no romance de Patricia Highsmith.

O filme, apesar de pouco lembrado entre os clássicos de Hitch, é uma obra a ser vista e revista, principalmente pela tensão crescente que surge na tela nos diálogos e encontros e desencontros vividos pelo protagonista, um jogador de tênis, com seu novo “amigo”, um psicopata que resolve levar a sério um papo inocente durante uma viagem de trem (daí o título original da obra) que envolve a morte de pessoas próximas dos dois. O roteiro, inclusive, foi escrito pelo famoso escritor de “livros de detetive” Raymond Chandler.

A revista Empire, aproveitando a deixa do novo projeto do Fincher, produziu uma compilação bem interessante e curiosa com 12 remakes baseados em filmes de Hitchcock, incluindo algumas produções bem obscuras e que não são oficialmente novas versões de obras do diretor. A lista da Empire começa com as melhores adaptações até chegar às piores. Você confere o artigo original aqui (em inglês). Segue abaixo a relação, com os pitacos do blog:

Trágica Obsessão (Obsession, 1976), dirigido por Brian De Palma

Baseado em: Um Corpo que Cai (Vertigo, 1958)

obsessionTrágica Obsessão não é um remake direto de Um Corpo que Cai, mas, assim como o filme de Hitch, traz a história de um homem atormentado pela morte da mulher amada e que, anos depois, descobre uma figura misteriosa semelhante a ela vagando por aí.  De fato, Brian De Palma talvez seja o cineasta que mais bebeu da fonte de Hitchcock em seus filmes, fazendo homenagens descaradas em várias obras. Dublê de Corpo (Body Double, 1984), por exemplo, é praticamente uma mistura de Um Corpo que Cai e Janela Indiscreta.

Nota da Empire: 8

*

O Homem que Sabia Demais (The Man Who Knew Too Much, 1956), dirigido por Alfred Hitchcock

Baseado em: O Homem que Sabia Demais ( The Man Who Knew Too Much, 1934), dirigido pelo próprio Hitchcock

The-Man-Who-Knew-Too-MuchÉ curioso que Hitch tenha escolhido refilmar sua própria obra pouco mais de vinte anos depois, ainda mais um filme que, apesar de suas limitações orçamentárias, tem seu charme. O diretor troca os personagens originais por dois turistas americanos, vividos por Doris Day e James Stewart (na época, o ator fetiche de Hitchcock). Assim como no filme de 1934, o ponto alto segue sendo a tentativa de homicídio durante o concerto, uma sequência tensa e eficiente que se desenrola por longos 12 minutos.

Nota da Empire: 7

*

Psicose (Psycho, 1998), dirigido por Gus Van Sant

Baseado em: Psicose (Psycho, 1960)

psychoOK. Aí está uma refilmagem que realmente divide opiniões – apesar de, creio eu, a maioria delas ser negativa. A Empire lembra que o filme de Gus Van Sant tem a reputação de ser o remake mais desnecessário/inútil já feito. O diretor optou por refilmar o clássico de Hitchcock quadro a quadro, com os mesmos enquadramentos e praticamente os mesmos diálogos. Obviamente, como lembra a Empire, trata-se mais de uma experiência cinematográfica do que uma tentativa de aproveitar o sucesso da obra original e apresentá-la pras novas gerações – algo muito comum em remakes. Digamos que esse filme pode ser encarado como um “extra” do Psicose de 1960, uma brincadeira para cinéfilos e candidatos a cineastas.

Nota da Empire:  6

*

Missão Impossível 2 (Mission: Impossible II, 2000), dirigido por John Woo

Baseado em: Interlúdio (Notorius, 1946)

mission impossible 2Como assim? Mas as aventuras do agente Ethan Hunt não são inspiradas em uma série de TV? Calma lá. O filme de John Woo não é um remake de Interlúdio, mas a Empire destaca a grande semelhança entre as tramas, mesmo em obras tão distintas. Os dois filmes apresentam um agente secreto que se envolve com uma desconhecida que, por sua vez, concorda em se infiltrar em uma organização criminosa e se envolver com o vilão para desmascará-lo. O protagonista e a “mocinha” se envolvem emocionalmente, o que complica os planos para salvar o mundo. Coincidência? Não creio.

Nota da Empire: 6

*

Paranóia (Disturbia, 2007), dirigido por D.J. Caruso

Baseado em: Janela Indiscreta (Rear Window, 1954)

disturbia_2007_2Janela Indiscreta é um dos filmes mais eficientes e ambiciosos de Hitchcock – visto o set gigantesco que emula uma série de fachadas de prédios – e funciona tão bem principalmente por conta do carisma e da química de sua dupla de protagonistas, vividos por James Stewart e Grace Kelly. Nesta refilmagem “não oficial”, quem assume o papel de vizinho enxerido preso em casa é Shia LaBeouf, o novo pirado de Hollywood – e aí é até covardia fazer qualquer comparação.

Nota da Empire: 6

*

Plano de Voo  (Flightplan, 2005), dirigido por Robert Schwentke

Baseado em: A Dama Oculta (The Lady Vanishes, 1938)

fight planAqui trata-se de mais um caso de um conceito reaproveitado, e não necessariamente um remake – até porque os dois filmes têm grandes diferenças em termos de personagens, tom e desfecho. Assim como no filme de Hitchcock, a protagonista se vê atormentada pelo desaparecimento repentino de uma pessoa próxima durante uma viagem – o problema é que todos os demais passageiros parecem duvidar de que essa pessoa realmente existe. O fato de em Plano de Voo a desaparecida ser a filha da personagem e o ambiente, um avião, imprime uma tensão maior à trama, deixando o espectador intrigado até os momentos finais.

Nota da Empire: 6

*

Um Crime Perfeito (A Perfect Murder, 1998), dirigido por Andrew Davis

Baseado em: Disque M para Matar (Dial M for Murder, 1954)

a prefect murderOs dois filmes, na verdade, são baseados na mesma peça de teatro de Frederick Knott, o que exime Um Crime Perfeito de ser tachado necessariamente de refilmagem. Nos dois casos, um homem de negócios bem sucedido resolve encomendar o assassinato da esposa infiel, mas a mulher acaba por matar seu assassino. O filme de Hitchcock tem como chamariz a bela Grace Kelly, enquanto o de Andrew Davis conta com Michael Douglas, Viggo Mortensen e Gwyneth Paltrow.

Nota da Empire: 5

*

Bons Costumes (Easy Virtue, 2008), dirigido por Stephan Elliott

Baseado em: Mulher Pública (Easy Virtue, 1928)

easy virtueMais um caso de duas obras baseadas na mesma peça, dessa vez de Noel Coward, onde um inglês resolve se casar com uma mulher de passado duvidoso. De qualquer maneira, Stephan Elliott não precisa se preocupar com comparações, já que ninguém viu este filme mudo de Hitchcock…

Nota da Empire: 5

 

*

Janela Indiscreta (Rear Window, 1998), dirigido por  Jeff Bleckner

Baseado em: Janela Indiscreta (Rear Window, 1954)

rear window 1Filme feito para TV que atualiza a obra de Hitchcock e dá uma “forcinha” a Christopher Reeve, na época paralisado por seu acidente. Pode ser comovente ver o ator nas condições em que realmente vivia, dependente de uma parafernália de equipamentos e à mercê dos outros (no caso do filme, o vizinho suspeito de assassinato), mas o fato é que esta refilmagem é fraca e totalmente esquecível. E, claro, não tem Grace Kelly.

Nota da Empire: 4

*

Os 39 Degraus (The Thirty-Nine Steps, 1978), dirigido por Don Sharp

Baseado em: 39 Degraus (The 39 Steps, 1935)

39 stepsAlém do filme de Hitchcock, o romance de John Buchan teve outras três adaptações (a mais recente, um filme para TV de 2008), todas devendo tanto para a obra literária quanto para o filme de Hitch. A premissa principal é batida e presente inclusive em outras obras do diretor: um homem “comum” esbarra em um agente secreto, ajuda o cidadão e passa então a ser perseguido, enquanto se vê envolvido em uma conspiração que pode colocar a segurança mundial em risco.

Nota da Empire: 4

*

Lifepod – O 9º Passageiro (Lifepod, 1993), dirigido por Ron Silver

Baseado em: Um Barco e Novo Destinos (Lifeboat, 1944)

lifepodOK, estava faltando algo mesmo bizarro por aqui. No filme de Hitchcock, os sobreviventes de um naufrágio, das mais variadas nacionalidades, profissões e níveis sociais ficam à deriva em um barco e precisam se aturar enquanto esperam por socorro. Por que não fazer uma versão futurística do filme e levar toda a ação para o espaço? E os espertinhos que traduziram o título para o lançamento no Brasil ainda quiseram fazer uma “homenagem” ao Oitavo Passageiro do Alien de 1979. Não vi Lifepod, mas confesso que fiquei curioso.

Nota da Empire: 2

*

O Inquilino (The Lodger, 2009), dirigido por David Ondaatje

Baseado em: The Lodger: A Story of the London Fog (1927)

the lodgerPara a Empire, aí está o pior remake entre os 12 selecionados pela revista. O filme mudo de Hitchcock é baseado em um romance de Marie Belloc Lowndes, que virou filme outras três vezes. Este remake transporte a ação de Londres para Los Angeles, em uma trama que envolve um possível serial killer que aluga um quarto e deixa seus locatários com a pulga atrás da orelha. Típico filme B (ou seria C?) que não merece ser citado em lista alguma – a não ser, claro, na de piores remakes.

Nota da Empire: 1

Assistiu a alguns dos filmes citados? Qual seu remake preferido de Hitchcock? Deixe suas sugestões no blog!

**

Não deixe de seguir a página do Cinema em Casa no Facebook para acompanhar as atualizações do blog e receber notícias e curiosidades sobre a sétima arte!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]