• Carregando...
Os melhores filmes de super-heróis de todos os tempos
| Foto:

A revista Empire divulgou este mês uma pesquisa interessante que fez com seus leitores. Os internautas foram convocados para escolher os 30 melhores filmes de super-heróis de todos os tempos. Sim, há filmes suficientes para uma lista dessa, que traz obras lançadas muito antes do atual boom de adaptações de quadrinhos.

Infelizmente, a Empire não diz quantos votos foram computados, o porcentual de votação de cada filme, se havia ou não uma lista prévia, etc. Mas a relação vale para relembrar filmes mais antigos e destacar a percepção do público sobre alguns clássicos que, pelo visto, não serão esquecidos ou superados tão cedo – os fãs dos primeiros Superman que o digam.

Abaixo segue a lista dos 10 melhores filmes segundo os leitores da Empire, em ordem crescente – no site da revista é possível acompanhar a relação completa (em inglês).

10º – Guardiões da Galáxia (Guardians of the Galaxy, 2014), dirigido por James Gunn

9º – Watchmen (2009), dirigido por Zack Snyder

8º –Corpo Fechado (Unbreakable, 2010), dirigido por M. Night Shyamalan

7º – Batman – O Retorno (Batman Returns, 1992), dirigido por Tim Burton

6º – Homem-Aranha 2 (Spider-Man 2, 2004), dirigido por Sam Raimi

5º – Superman: O Filme (Superman, 1978), dirigido por  Richard Donner

4º – Os Vingadores (The Avengers, 2012), dirigido por  Joss Whedon

3º – Superman II – A Aventura Continua (Superman II, 1980), dirigido por  Richard Lester/Richard Donner

2º – X-Men 2 (2003), dirigido por Bryan Singer

1º – Batman: O Cavaleiro das Trevas (The Dark Knight, 2008), dirigido por Christopher Nolan

watchmen movieO Top 10 dos leitores da Empire traz algumas surpresas. A presença da adaptação do clássico Watchmen na lista é uma delas. O filme de Zack Snyder, uma produção competente visto a complexidade e densidade do material original, passou longe de fazer bonito nas bilheterias – a arrecadação mundial foi de “apenas” US$ 185,2 milhões, segundo o IMDb. Na época do lançamento, o filme foi mal compreendido (ou ignorado mesmo) pelo grande público, mais afoito por aventuras típicas envolvendo personagens famosos. Para mim, ainda é a melhor adaptação de quadrinhos de Zack Snyder, à frente de 300 (2006) e O Homem de Aço (Man of Steel, 2013). Esperemos que o super aguardado  Batman e Superman: Alvorecer da Justiça (Batman v Superman: Dawn of Justice), que chega ano que vem aos cinemas, eleve o nível da filmografia do diretor.

superman-2_1980E falando em Superman, também é curioso que os dois primeiros filmes do super-herói mais famoso das HQs estejam no topo da lista – o já citado O Homem de Aço aparece lá atrás, na 27ª posição, enquanto o dispensável (ou seria subestimado também?) Superman: O Retorno (Superman Returns, 2006), de Bryan Singer, amarga a 29ª colocação. Nostalgia ou os filmes antigos são mesmo imbatíveis? A gurizada que assistir hoje às aventuras de Christopher Reeve como o azulão certamente acharão os filmes datados e com algumas sequências constrangedoras, mas é fato que eles têm um charme único e importância fundamental na escalada dos quadrinhos para a sétima arte.

Outra presença bem-vinda e acertada neste Top 10 é Corpo Fechado, uma inspirada homenagem de M. Night Shyamalan ao universo dos super-heróis, do tempo em que o diretor ainda era relevante e não tinha entrado em seu inferno astral, que perdura até hoje.

the dark knightPor fim, não é surpresa alguma que os leitores da Empire tenham alçado Batman: O Cavaleiro das Trevas como o melhor filme do gênero já feito – a segunda produção da trilogia de Christopher Nolan está em quarto lugar na lista dos 250 melhores filmes do IMDb, atrás apenas de O Poderoso Chefão I e II e Um Sonho de Liberdade, o que mostra a força da obra junto ao grande público. O reconhecimento é merecido. O Cavaleiro das Trevas elevou o nível das adaptações de quadrinhos e, apresentado como um thriller de ação tenso e envolvente, pode ser apreciado muito bem por quem passa longe de HQs. Ao fim, trata-se de um suspense policial dos bons – a única diferença entre qualquer outro filme do gênero é que o protagonista veste capuz e o bandido usa uma maquiagem bizarra.

Os outros dois filmes de Nolan com o Homem Morcego também estão no Top 30 da Empire: Batman Begins (2005) aparece na 20ª colocação, logo atrás do controverso (pra não dizer decepcionante)  Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge (The Dark Knight Rises, 2012), no 19º lugar.

Os filmes do Batman dirigidos por Tim Burton, claro, também estão na lista. O primeiro Batman, de 1989, está na 21ª colocação, enquanto Batman: O Retorno está ali no Top 10, no 7º lugar. Não,  os “clássicos” Batman Eternamente (Batman Forever, 1995) e Batman & Robin (1997), do mestre Joel Schumacher, não foram lembrados pelos leitores da Empire.

E aí, concorda com os leitores da Empire? Para você, quais seriam os 10 melhores filmes de super-heróis já feitos? Deixe seu pitaco nos comentários!

**

Não deixe de seguir a página do Cinema em Casa no Facebook para acompanhar as atualizações do blog e receber notícias e curiosidades sobre a sétima arte!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]