• Carregando...
Pesquisa elege Indiana Jones como o “maior” personagem do cinema
| Foto:

Qual o personagem do cinema mais influente de todos os tempos? Ou, para ser mais específico, qual o seu protagonista preferido da telona?

A revista norte-americana Empire fez essa pergunta à sua legião de leitores e divulgou, na sua edição de junho, uma lista com os “100 maiores personagens de filmes de todos os tempos”. O levantamento ouviu 10 mil pessoas e inclui tanto “mocinhos” quanto vilões e coadjuvantes. OK, “maior” é um adjetivo bem genérico, mas entenda-se aqui como o mais importante, influente, admirado, original, etc.

Pesquisa da Empire ouviu 10 mil leitores, que colocaram Indiana Jones no topo da lista.

O grande vencedor? Ninguém menos do que o arqueólogo aventureiro Indiana Jones, interpretado por Harrison Ford nos quatro filmes da franquia – todos dirigidos por Steven Spielberg em uma parceria histórica com George Lucas, um dos idealizadores do personagem e das histórias.

Nosso querido Indiana estreou no início da década de 1980, em  Os Caçadores da Arca Perdida (Raiders of the Lost Ark, 1981), voltou em uma sequência mais sombria (mas igualmente divertida) em Indiana Jones e o Templo da Perdição (Indiana Jones and the Temple of Doom, 1984) e fechou a trilogia em grande estilo ao lado de Sean Connery em Indiana Jones e a Última Cruzada (Indiana Jones and the Last Crusade, 1989).

Podia muito bem ter parado por aí, mas por algum motivo obscuro (ou melhor, no afã de faturar um pouco mais), os executivos da Paramount e Lucasfilm, junto de Spielberg, acharam por bem “ressuscitar” o personagem para um quarto filme, Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal (Indiana Jones and the Kingdom of the Crystal Skull, 2008), que acabou se mostrando uma aventura bem dispensável.

Provando que é mesmo um ícone do cinema de aventura/ação, Harrison Ford também estampa a terceira colocação no Top 10 da revista, na pele de Han Solo, o personagem mais amado da série Star Wars (ao lado de Darth Vader, claro).

Confira o top 10 da Empire com os maiores personagens do cinema:

1. Indiana Jones

2. James Bond

3. Han Solo

4. Batman

5. Ellen Ripley (da série Alien)

6. O Coringa (na versão eternizada por Heath Ledger)

7. John McClane (da série Duro de Matar)

8. Tyler Durden (de O Clube da Luta)

9. Darth Vader

10. The Dude (protagonista de O Grande Lebowski)

A Empire ainda não liberou a lista completa em seu site, mas está fazendo isto aos poucos. Acesse aqui para conferir as últimas colocações.

Tyler Durden, vivido por Brad Pitt em O Clube da Luta, está no Top 10 da Empire.

Esse Top 10 tem presenças óbvias por se tratar de uma pesquisa com o público em geral (e não com críticos ou cineastas, por exemplo), como Batman, James Bond, Han Solo, Darth Vader e o próprio Indiana Jones.

Há, por outro lado, algumas boas surpresas, como os amalucados Tyler Durden e The Dude, personagens vividos por Brad Pitt e Jeff Bridges em O Clube da Luta (Fight Club, 1999) e O Grande Lebowski (The Big Lebowski, 1998). E é sintomático (em se tratando da indústria hollywoodiana) que haja somente uma personagem mulher no Top 10, a tenente Ripley vivida por Sigourney Weaver.

Dando um palpite bem pessoal, eu incluiria neste Top 10 Travis Bickle (de Taxi Driver), Vito Corleone (de O Poderoso Chefão) e Alex (de Laranja Mecânica).

Concorda com o Top 10 dos leitores da Empire? Para você, quais são os personagens inesquecíveis (ou “maiores”, como diz a revista) do cinema? Deixe sua lista nos comentários!

*

Siga a página do Cinema em Casa no Facebook para acompanhar as atualizações do blog e receber notícias e curiosidades sobre a sétima arte!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]