• Carregando...
Steven Spielberg: carreira longa com o pé em vários gêneros, de aventuras juvenis a dramas de época (Foto:Mike Blake/Reuters)
Steven Spielberg: carreira longa com o pé em vários gêneros, de aventuras juvenis a dramas de época (Foto:Mike Blake/Reuters)| Foto:

A Forbes divulgou esta semana a esperada lista das celebridades que mais faturaram no último ano, de junho de 2012 a junho de 2013. Na relação, figuram artistas da indústria musical, cinematográfica, da televisão e literatura – além daquelas que são celebridades por si só, sem estarem relacionadas a alguma mídia em especial. Mês passado, a revista já havia divulgado a lista dos atores mais bem-pagos em Hollywood, encabeça por Robert Downey Jr. Relembre os 10 mais aqui neste post do blog.

A lista da Forbes leva em conta o lucro direto do artista, a grana que vai diretamente para ele. Os valores não são oficiais, mas estimados, com base em contatos feitos com agentes, produtores, e outros indivíduos da indústria cultural. A eterna diva Madonna conquistou a primeira colocação – a estimativa é que a cantora tenha embolsado 125 milhões de dólares no último ano. Veja a lista completa nesta reportagem do site da Forbes.

Steven Spielberg: carreira longa com o pé em vários gêneros, de aventuras juvenis a dramas de época (Foto:Mike Blake/Reuters)

Steven Spielberg: carreira longa com o pé em vários gêneros, de aventuras juvenis a dramas de época (Foto:Mike Blake/Reuters)

O que interessa para o blog é que a segunda colocação é do nosso saudoso e querido Steven Spielberg. Mais de 40 anos depois de ter lançado seu primeiro filme, Encurralado (Duel) – sobre o qual já escrevi por aqui – o diretor de clássicos como E.T., a série Indiana Jones e A Lista de Schindler continua pop. Conforme a projeção da Forbes, Spielberg faturou 100 milhões de dólares no período. Nada mal para um diretor que já é considerado da “velha guarda”.

E o interessante, como destaca a Forbes, é que grande parte dessa grana toda não veio de salários recebidos por novos filmes, seja como diretor ou produtor – os últimos dirigidos por ele foram Lincoln e Cavalo de Guerra (War Horse), lançados em 2012 e 2011 respectivamente. A questão é que filmes como E.T, O Resgate do Soldado Ryan e Jurassic Park continuam passando com frequência na televisão em todo o mundo. E parte da grana paga pelas emissoras pelo direito de exibição destes filmes vai pro bolso do diretor. Nada mais justo.

O apelo por estas produções é tanta que o primeiro Jurassic Park, inclusive, foi relançado este ano nos cinemas, em 3D e IMAX, em comemoração aos 20 anos do filme. Só nos Estados Unidos, onde estreou em abril, o longa recauchutado arrecadou mais de 65 milhões de dólares. No mercado internacional foram mais 20 milhões de dólares – o filme chegou a liderar a bilheteria na China por uma semana. OK, os ingressos para as sessões em 3D e IMAX são mais caros do que o usual, mas, de qualquer maneira, estas cifras mostram como teve muita gente correndo para ver um filme de 1993 – seja para conhecer os dinossauros pela primeira vez ou para rever a produção com os bichos “saindo” da tela.

A aventura com dinossauros de Steven Spielberg marcou época e levou três Oscar (Foto: Divulgação)

A aventura com dinossauros de Steven Spielberg marcou época e levou três Oscar (Foto: Divulgação)

A filmografia de Spielberg é longa e inclui 49 produções (entre curtas-metragens, longas metragens e episódios de séries de TV). E já há um bom tempo o diretor se livrou do estigma de artista comercial,  focado no entretenimento e sempre em busca somente por blocksbusters – filmes como A Lista de Schindler, Munique e Lincoln estão aí para provar isto.

Tanto que fica difícil elencar as obras que julgo essenciais – ou as que mais me impactaram, seja me divertindo ou fazendo pensar. Mas se eu precisasse indicar cinco filmes de Spielberg seriam esses abaixo – em outro momento, com mais calma, vou falar de um por um aqui no blog:

– O Resgate do Soldado Ryan (Saving Private Ryan, 1998)

– A Lista de Schindler (Schindler’s List, 1993)

– Jurassic Park: O Parque dos Dinossauros (Jurassic Park, 1993)

– Munique (Munich, 2005)

– Indiana Jones e A Última Cruzada (Indiana Jones and the Last Crusad, 1989)

*

E para você, qual seria sua lista de 5 filmes essenciais (ou preferidos) de Steven Spielberg? Deixe seu comentário aqui no blog para que possamos compartilhar essas listas!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]